A PRIO, empresa portuguesa, anunciou uma nova parceria em que forneceu biocombustível marítimo B30 à Norwegian Cruise Line Holdings em colaboração com a World Fuel Services. Este novo combustível, ECO Bunkers B30, é uma mistura de 30% de biocombustível avançado a partir de matérias-primas residuais, produzido na fábrica de biodiesel da PRIO e misturado no terminal de tanques da PRIO em Aveiro.
Com o apoio da World Fuel Services, dois cruzeiros da Norwegian Cruise Line Holdings foram abastecidos com um total de 400 toneladas de B30. O primeiro cruzeiro, o Norwegian Star, aproveitou uma escala em Lisboa, para abastecer 200 toneladas de ECO Bunkers B30 e na semana seguinte, outro navio da frota, o Norwegian Epic, seguiu com mais 200 toneladas de ECO Bunkers B30.
Luis Nunes, vogal da comissão executiva da PRIO, afirmou: “Os biocombustíveis avançados, produzidos a partir de matérias-primas residuais, ou seja, fruto da economia circular, são a solução do presente e que nos permitem fazer face de imediato às crescentes necessidades de nossos clientes. “São soluções drop-in, ou seja, não exigiram nenhuma modificação no motor ou tanque dos navios de cruzeiro da Norwegian Cruise Line Holdings e assim permitiram um impacto imediato sem necessidade de investimento adicional nesses navios. “Estamos a atravessar um momento crucial na resposta mundial às emergências climáticas e de biodiversidade, pelo que a PRIO acredita que já podemos acelerar a transição energética se aumentarmos o contributo dos biocombustíveis avançados no setor marítimo.”
Fonte: Biofuels News
Biocombustível de macaúba terá preço competitivo com do fóssil, diz diretor da Mubadala
Mercado de carbono é aprovado após acordos com agro, térmicas e distribuidoras
Na COP 29, Alckmin projeta Brasil como protagonista da nova economia global