HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
13 ago 2021 - 08:50
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

MT conta com maior número de indústrias de biodiesel do país

Mato Grosso possui o maior número de plantas de fábricas de biodiesel em operação no Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), são 17 unidades produtivas em operação, sendo uma delas localizada em Lucas do Rio Verde (334 km de Cuiabá). Operada pela Fiagril, possui capacidade de 202 milhões de litros³ por ano, produzidos a partir de óleos vegetais, como o de soja.


Diante da relevância da matriz produtora desse combustível, considerado uma fonte de energia mais limpa e renovável, o dia 10 de agosto ficou marcado como o Dia Internacional do Biodiesel. De acordo com o CEO da Fiagril, Henrique Mazzardo, a data é representativa para marcar as intenções mundiais em reduzir a emissão de poluentes.


“São diversos pactos que pontuam essa importância de reduzirmos a emissão de CO2 E a Fiagril também está aliada a esse propósito, trabalhando sempre junto aos produtores rurais das regiões em que opera, para estimular o mercado, ao passo que viabiliza a ampliação dessa matriz energética, que é o futuro”, considera.


Inaugurada em 2007, a unidade foi implantada para inserir o estado na rota de produção de energia sustentável. A fábrica conta com uma capacidade de escoamento de 1.500 metros³ por dia. “Nos atentamos para esse rumo e instalamos uma matriz no coração da maior região produtora de grãos do mundo”, ressalta Henrique Mazzardo.


Toda a produção é certificada pelo selo Bio+ da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que atesta a conformidade do produto com as especificações técnicas do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), do Ministério do Meio Ambiente.


O Brasil é o segundo maior produtor de biodiesel do mundo, que é uma das melhores alternativas sustentáveis para substituir os combustíveis fósseis, que poluem as cidades e são um dos responsáveis pelas mudanças climáticas. O setor também contribui para a inclusão social com mais de 98% do volume comercializado proveniente de usinas com selo biocombustível social.


Ao todo, são 49 unidades produtivas no país. Em parâmetros nacionais, a produção obteve um crescimento de 8,7% em 2020, segundo dados da ANP. O que, em termos de capacidade instalada, significa 9,4% com consumo de 6,4 bilhões de litros.


Fonte: Diário de Cuiabá

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO