HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
25 fev 2022 - 09:48
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Montadoras japonesas deixam elétricos de lado e criam aliança para manter o mercado de motor à combustão vivo

Algumas fabricantes japonesas se uniram para a criação de uma aliança, cujo intuito é manter vivo o motor de combustão interna. A aliança formada por Toyota, Subaru, Mazda, Kawasaki e Yamaha tem a ideia de fomentar a procura de combustíveis alternativos e também de soluções a hidrogênio, que sirvam para manter esta tecnologia válida nessa nova era de eletrificação.


Em defesa de uma maior liberdade de escolha e de investigação nas soluções para motor à combustão, a Toyota está liderando a aliança, denominada de ‘Team Japan’ (Equipe Japão), entre fabricantes japonesas que também estão buscando olhar para alternativas, que sejam eficientes, para que motores à combustão interna possam continuar relevantes e com uma neutralidade carbônica.


O CEO da Toyota, Akio Toyoda, tem sido bastante crítico com relação à abordagem das entidades regulatórias que tem feito o apontamento de que a eletrificação é o único caminho para a mobilidade limpa. A empresa demonstrou recentemente o seu trabalho de conversão de um motor à combustão em um motor a hidrogênio, colocando o seu Corolla em uma competição de resistência no Japão, o evento Super Taikyu Series.


Mazda vai evoluir biodiesel mais sustentável nas pistas do Japão


A Mazda vai aproveitar a sua participação na série de resistência japonesa ‘Super Taikyu Series’ para desenvolver um biodiesel de nova geração que terá o condão de reduzir as emissões poluentes.A marca japonesa irá participar naquela série de resistência com dois veículos, um Mazda2 Bio Concept e um Mazda Roadster (Mazda MX-5). Ao participar nas corridas com um veículo que opera com um combustível biodiesel de próxima geração, a Mazda pretende realizar um teste de demonstração do veículo, bem como expandir a utilização do biodiesel como opção alternativa para se alcançar a neutralidade carbónica. Através desta participação, a Mazda pretende, também, contribuir para a revitalização do automobilismo no Japão.


O Mazda2 Bio Concept está equipado com um motor Diesel Skyactiv-D, utilizando biodiesel de próxima geração, 100% derivado de biomassa, denominado Susteo, fornecido pela Euglena. A Mazda conta, neste projeto, com a ajuda de entidades externas envolvidas na competição, nomeadamente equipas com provas dadas nesta competição, como o Team Nopro da Nogami Project Ltd. e a HM Racers da Hiroshima Mazda Co., Ltd.


Fontes: Click Petroleo e Gas e Motor 24

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO