O Ministério de Minas e Energia (MME) realizará, entre os dias 31 de outubro e 10 de dezembro, uma série de workshops que irão abordar os próximos passos para a regulamentação de políticas públicas no setor de óleo e gás, com destaque para a lei do Combustível do Futuro, sancionada recentemente, e as novas políticas públicas aprovadas durante a última reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em agosto. Os workshops, que acontecerão no auditório do MME, serão abertos ao público, e as inscrições devem ser feitas neste link.
“O Brasil está comprometido em liderar a transição energética global, garantindo uma matriz ainda mais limpa e sustentável para o nosso país, mas sem perder de vista o desenvolvimento econômico e a inclusão social. Esses encontros serão uma oportunidade para dialogarmos com a sociedade e a indústria, construindo juntos políticas que assegurem um futuro energético mais seguro e eficiente para todos os brasileiros e brasileiras”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.
Ao todo serão dez encontros que têm como objetivo discutir os desafios e as oportunidades em áreas como biocombustíveis, regulação do gás natural, biometano e combustíveis sustentáveis para aviação (SAF, na sigla em inglês). A programação inclui ainda debates sobre os novos percentuais de mistura de etanol e biodiesel, o programa Gás Para Todos, iniciativas de harmonização regulatória para o mercado de gás natural e a integração de políticas públicas de mobilidade e sustentabilidade.
Programação
Cada workshop contará com especialistas do setor, autoridades e representantes da indústria, proporcionando um espaço de diálogo essencial para a construção de uma matriz energética mais limpa e segura. Entre os temas mais aguardados estão a expansão do biometano, os avanços em captura e armazenamento de carbono (CCS), além do desenvolvimento de combustíveis sintéticos.
O primeiro evento da série, a ser realizado em 31 de outubro, irá debater os caminhos para a evolução dos percentuais de mistura do etanol (E35) e do biodiesel (B25), refletindo os esforços do governo federal para incentivar a produção de combustíveis renováveis. No dia 6 de novembro, o foco será o programa Gás Para Todos, que visa garantir o acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP) para mais de 20 milhões de famílias brasileiras até o fim de 2025, garantindo segurança alimentar e acesso a tecnologias limpas de cocção.
A série de workshops reforça o compromisso do Ministério em promover a transição energética e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país, buscando soluções que equilibrem crescimento econômico, geração de emprego e proteção socioambiental. Os encontros serão realizados no auditório térreo do MME.
Biocombustível de macaúba terá preço competitivo com do fóssil, diz diretor da Mubadala
Mercado de carbono é aprovado após acordos com agro, térmicas e distribuidoras
Na COP 29, Alckmin projeta Brasil como protagonista da nova economia global