HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
23 ago 2021 - 08:03
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Ministro se reúne com Departamento de Energia dos EUA e discute cooperação com foco em energias limpas e renováveis

Bento Albuquerque destacou a importância da coordenação para aperfeiçoar marcos regulatórios, instrumentos de financiamento e desenhos de mercado para uma economia de baixo carbono


Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, reuniu-se na quarta-feira (18/8), em Washington D.C., com o Vice-Secretário de Energia dos Estados Unidos, David Turk, para debater a agenda bilateral de energia Brasil-EUA e discutir o futuro da cooperação entre os dois países no setor.


O Ministro Bento Albuquerque reconheceu os avanços realizados no âmbito do Fórum de Energia Brasil-EUA (USBEF), lançado em 2019, cujo foco tem sido as áreas de energia nuclear, eficiência energética, petróleo e gás. No encontro, foi dado início à discussão sobre cooperação em energias limpas e renováveis, a fim de complementar o trabalho realizado no fórum. Também foi discutido o possível lançamento de um Diálogo da Indústria de Energia Limpa, no âmbito do USBEF, com o objetivo de aproximar governos e setores privados dos dois países, a fim de avançar a cooperação em biocombustíveis, combustíveis sustentáveis de aviação, hidrogênio, solar e eólica, entre outros.


O Ministro de Minas e Energia destacou a importância da coordenação entre os setores público e privado para debater o aperfeiçoamento dos marcos regulatórios, dos instrumentos de financiamento, da pesquisa e desenvolvimento, bem como dos desenhos de mercado em áreas chave da transição energética para uma economia de baixo carbono.


Bento Albuquerque registrou o progresso bilateral realizado no campo da energia nuclear civil e abordou as oportunidades que surgirão com a expansão prevista do setor nuclear brasileiro, a começar pela conclusão da usina de Angra III. Foram ainda discutidos aspectos relacionados com o futuro do setor nuclear, voltado para o desenvolvimento de pequenos reatores modulares (SMR, na sigla em inglês) e de uma nova geração de reatores avançados que irão contribuir para mitigar a mudança do clima.


O Ministro de Minas e Energia formulou convite para que a Secretária de Energia dos EUA, que na ocasião não se encontrava em Washington, visite o Brasil oportunamente, com vistas a dar seguimento a essas discussões.


Fonte: MME

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 abr 2024

Governo quer alíquota menor ao biocombustível na tributária

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO