HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
04 jun 2021 - 09:17
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Ministro Bento Albuquerque participa de reuniões ministeriais sobre energia limpa

O Brasil segue ampliando seu engajamento com os mecanismos e participa de campanha com vistas à promoção da bioenergia


O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou nesta quinta-feira, 3/06, em formato virtual, da XII Reunião Ministerial de Energia Limpa (CEM). O evento, que congrega 29 países e a Comissão Europeia, é voltado para a discussão das políticas e programas de incentivo à disseminação da geração de energia limpa. A reunião plenária foi precedida, ontem, pela Cúpula da “Missão Inovação”, que apoia o desenvolvimento de novas tecnologias em energia limpa. 


O Brasil segue ampliando seu engajamento com os dois mecanismos e, esta semana, lançou campanha para estimular a substituição de combustíveis, químicos e materiais de origem fóssil, por seus substitutos de origem biológica ou de resíduos, com redução das emissões de CO2. O País também aderiu à linha de trabalho dedicada a apoiar a expansão da energia nuclear como energia limpa e que contribui para a mitigação da mudança do clima. 


Esses novos esforços se somam ao trabalho que já vem sendo realizado pelo Brasil nas duas esferas, nas áreas de planejamento energético, flexibilidade dos sistemas elétricos, bioenergia e fortalecimento de dados sobre investimentos em pesquisa e desenvolvimento em energia limpa no Brasil. 


O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, tem tido papel de liderança na condução brasileira da Missão Inovação e também participa de forma ativa das atividades da CEM. 


A chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do MME, Agnes M. da Costa, também registrou presença na reunião, ao apresentar as reformas de mercado promovidas pela modernização do setor elétrico, com a incorporação de energias renováveis.


Tanto a CEM quanto a Missão Inovação inauguraram, esta semana, novos planos de trabalho, que certamente apoiarão os esforços globais em prol de uma economia de baixo carbono.  Para o ministro Bento Albuquerque, “a comunidade internacional pode contar com a longa experiência do Brasil em energia limpa nesta nova fase de trabalhos”.


Fonte: MME

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 abr 2024

Governo quer alíquota menor ao biocombustível na tributária

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO