O Ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou, nesta quarta-feira (02/12), da segunda edição do Agrisustainability Talks, evento organizado pela Embaixada do Brasil em Londres e dedicado à discussão do financiamento do agronegócio sustentável e da bioenergia. O Ministro de Minas e Energia abriu os trabalhos do segundo dia do evento, que também contou com a presença da Ministra da Agricultura e Pecuária, Teresa Cristina, e reuniu representantes do setor privado brasileiro e britânico interessados no desenvolvimento de produtos financeiros verdes (“green finance”).
Bento Albuquerque recordou a experiência brasileira de mais de meio século com as energias renováveis, em particular a produção e incorporação de biocombustíveis à matriz energética do País. Neste contexto, apresentou os principais aspectos da nova política nacional para biocombustíveis (RenovaBio), que entrou em pleno funcionamento em abril passado. Ressaltou ainda que o RenovaBio “visa a expandir a produção e o uso de biocombustíveis no setor de transportes no Brasil, promovendo o investimento, a inovação e a sustentabilidade, por meio da emissão de créditos de descarbonização (CBIOS), atrelados a reduções de emissões baseadas em combustíveis de baixo carbono”. Os CBIOS já estão sendo negociados na bolsa de valores de São Paulo: mais de duzentos produtores de bioenergia já foram certificados, e mais de 15 milhões de créditos, equivalentes a 15 milhões de toneladas de emissões de CO2 evitadas, foram registrados em 2020.
Fonte: MME
RenovaBio e reformulação do Selo Biocombustível Social reforçam compromisso do MME com descarbonização e agricultura familiar
Ministro propõe parceria com Galp para impulsionar biocombustíveis brasileiros em Portugal
Workshop do MME discute metas para novos combustíveis sustentáveis no Brasil