HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONTATO
NOTÍCIA
19 ago 2020 - 19:40
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Ministra Teresa Cristina ouve, analisa e dá encaminhamento às prioridades das Câmaras Setoriais e Temáticas em Conferência Nacional

Como presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva das Oleaginosas e Biodiesel (CSOB) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Julio Cesar Minelli, Diretor Superintendente da APROBIO, participou nesta quarta-feira (19/08) da II Conferência Nacional de Câmaras Setoriais e Temáticas do MAPA. Na oportunidade, a Ministra Tereza Cristina teve a oportunidade de ouvir dos presidentes das Câmaras os dois temas prioritários de cada setor com objetivo de avaliar o direcionamento das políticas do Ministério.


Julio Cesar Minelli destacou uma das metas da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva das Oleaginosas e Biodiesel que faz parte da Agenda de Inovação para a Cadeia Produtiva do Biodiesel lançada em 2019: desenvolver oportunidades de agregação de valor às cadeias de matérias-primas do biodiesel, principalmente a da soja, com o aumento do esmagamento de grão no Brasil dos atuais 35%, em relação à produção total, para atingir pelo menos 65% até 2028. “Com esta iniciativa, podemos proporcionar mais geração de empregos no Brasil, exportando mais proteína animal com maior valor agregado e gerando mais disponibilidade de matéria-prima para a produção de biodiesel”, analisou Minelli.


Outro tema apresentado foi a definição de uma política de financiamento que possibilite a armazenagem da soja no país durante a safra. Esse programa deverá ser capaz de fazer frente à competição com as demandas do mercado externo, principalmente quando atingirem níveis muito elevados, como está acontecendo este ano de 2020.


“O objetivo é garantir que não haja risco de desabastecimento no segundo semestre, seja de óleo para o consumo alimentício, seja para o biodiesel, ou mesmo para o farelo que alimenta a cadeia de ração para frangos e suínos (cadeia de carnes)”, explicou o Minelli. “Esse é um ponto que reflete no momento atual de preços das matérias-primas para o biodiesel”.


Todas as Câmaras manifestaram que a reforma tributária é uma questão que precisará ser acompanhada de perto de modo a não gerar maior desequilíbrio nas cadeias produtivas.
A Ministra se mostrou bastante receptiva, como sempre, e falou que está trabalhando no sentido de fazer com que a geração de dados oficiais mais confiáveis possa ajudar nas definições de políticas. Ela comentou sobre busca de uma política de financiamento a pequenos armazéns com juros menores. “O biodiesel é um produto importante para o equilíbrio da cadeia de soja, além de todos os outros benefícios que oferece, e vamos acompanhá-lo”, completou a Ministra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30 set 2020

Ministro Bento Albuquerque participa de reuniões de Ministros de Energia do G-20

+
SAIBA MAIS
30 set 2020

O futuro do setor não pode esperar

+
SAIBA MAIS
25 set 2020

RenovaBio: ANP revisa metas individuais de distribuidores para 2020

+
SAIBA MAIS
25 set 2020

Grupo de Trabalho Intercâmaras do MAPA avança sobre proposta comum para Reforma Tributária

+
SAIBA MAIS
25 set 2020

Setor avalia oferta e demanda de biodiesel para L76 em reunião de Monitoramento do Abastecimento do Biodiesel

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO