HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONTATO
NOTÍCIA
22 jul 2020 - 09:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Ministério de Minas e Energia, 60 anos trabalhando para o Brasil

O Ministério de Minas e Energia (MME) completa hoje, 22/7, 60 anos. Criado com o encargo de “estudar e despachar todos os assuntos relativos à produção mineral e energia”, o MME tornou-se, neste período de tempo, uma instituição com papel relevante no desenvolvimento econômico brasileiro, estimulando inovação, tecnologia e sustentabilidade.


A sólida estrutura funcional e regulatória, construída ao longo dos 60 anos do Ministério se mostra fundamental neste momento em que o Brasil mais precisa para suportar a maior crise sanitária da história e garantir a todos os brasileiros, energia elétrica, combustíveis e matérias primas minerais essenciais a todos os setores da economia.


“Desenvolvemos uma mineração dinâmica, pujante e cada vez mais sustentável. Balizamos uma travessia para propiciar energia acessível a todos: diversificada, limpa e a preços justos. O presente, construído com abnegação, tenacidade, resiliência e comprometimento, projetam um futuro próspero para todos os brasileiros”, declarou o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.


Ontem como hoje, o MME está presente em quase tudo na rotina dos brasileiros.


A mineração marca presença na construção civil, em sistemas eletrônicos, transportes e nas matérias-primas de áreas essenciais como a indústria química e farmacêutica. Investe em inovações tecnológicas sustentáveis, busca a transformação mineral para agregar valor aos seus produtos e expandir seu mercado, gerando mais empregos e recursos para o País.


O setor de petróleo e gás natural e combustível experimentou um impulso extraordinário no período. Com pesquisas e tecnologias brasileiras, foram descobertas grandes áreas de exploração de petróleo e gás natural que levaram o Brasil onde ninguém havia chegado. O País se tornou o oitavo maior produtor e o sétimo exportador de petróleo do mundo. O etanol e o biodiesel, feitos a partir de fontes renováveis e menos poluentes, mostraram a força da pesquisa e da criatividade dos brasileiros.


O Ministério de Minas e Energia pavimentou a diversificação da matriz elétrica brasileira e investiu em energias renováveis, geradas a partir de fontes limpas como a hídrica, a eólica, a solar e a biomassa, que o Brasil tem em abundância. Assim, construiu uma das matrizes mais renováveis do mundo. São 83% de energia limpa contra 27% da média mundial.


Hoje, o Ministério de Minas e Energia comanda setores que geram milhões de empregos diretos e indiretos e que são fundamentais para a economia brasileira. Há muito para comemorar do que foi realizado até aqui. O MME vai continuar a elaborar políticas nacionais de relevância para todos os brasileiros, transformando recursos naturais em prosperidade e bem-estar social para o País.


Fonte: MME

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30 set 2020

Ministro Bento Albuquerque participa de reuniões de Ministros de Energia do G-20

+
SAIBA MAIS
30 set 2020

O futuro do setor não pode esperar

+
SAIBA MAIS
25 set 2020

RenovaBio: ANP revisa metas individuais de distribuidores para 2020

+
SAIBA MAIS
25 set 2020

Grupo de Trabalho Intercâmaras do MAPA avança sobre proposta comum para Reforma Tributária

+
SAIBA MAIS
25 set 2020

Setor avalia oferta e demanda de biodiesel para L76 em reunião de Monitoramento do Abastecimento do Biodiesel

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO