HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
27 mai 2020 - 15:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Mapa lança nesta quarta-feira (27) o Programa Nacional de Bioinsumos

As ações visam ampliar e fortalecer a utilização de ativos biológicos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, principalmente para promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária, a partir do aproveitamento da biodiversidade brasileira


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lança hoje (27), às 15h, o Programa Nacional de Bioinsumos. Estão publicadas na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União o Decreto 10.375 e as Portarias 102 e 103 relativas ao programa. O lançamento será realizado por meio de uma live transmitida pelo canal do YouTube do ministério, com a participação da ministra Tereza Cristina. 


As ações previstas visam ampliar e fortalecer a utilização de ativos biológicos – fertilizantes e defensivos agrícolas, principalmente –  para promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária, a partir do aproveitamento da biodiversidade brasileira.


O programa foi desenvolvido alinhado às necessidades de inovação nos segmentos agrícola, aquícola, florestal e pecuário, a partir de uma ampla e longa discussão com diversos segmentos de diferentes cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. Coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o programa terá um comitê estratégico formado por representantes dos setores público e privado.


“Queremos trazer maior qualidade e confiabilidade para os insumos biológicos e, por consequência, para a produção agrícola do país, beneficiando a cadeia produtiva e o consumidor”, observa Cléber Soares, diretor de Inovação do Mapa.


>> Confira aqui o hotsite sobre o programa


Uma característica do programa é que foi elaborado com base em um conceito mais amplo, que envolve produto, processo ou tecnologia seja de origem animal, vegetal ou microbiana destinados ao uso na produção, no armazenamento, no processamento e no beneficiamento de produtos agropecuários. São componentes de uma cadeia que visam interferir positivamente no crescimento e no desenvolvimento de mecanismos de respostas de animais, de plantas, de macro e micro-organismos de plantas, com uso adicional de substâncias derivadas tais como proteínas, açúcares e enzimas.


Essa visão, destaca o diretor do Mapa, se alinha à bioeconomia que, em sua vertente do agronegócio, considera a utilização de recursos de base biológica, recicláveis e renováveis, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.


O lançamento será por meio de uma live, pelo canal do YouTube do Mapa. Na sequência, a ministra irá responder às perguntas de jornalistas, que devem ser enviadas por WhatsApp (61 9102-1208) ou pelo email: imprensa@agricultura.gov.br



Serviço:


PAUTA: Lançamento do Programa Nacional de Bioinsumos


DATA:  27/05/2020 (quarta-feira)


HORÁRIO: 15h


FORMATO: LIVE pelo canal do YouTube do Mapa


ACESSO À COLETIVA: https://bit.ly/biosinsumos-coletiva
Categoria Agricultura e Pecuária


Fonte: MAPA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO