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05 mai 2023 - 09:28
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Manifesto na Europa sobre descarbonização de Veículos Pesados pede misturas de biodiesel mais altas

Por ocasião do 1º B+ Summit, realizado no Estoril, Portugal, de 26 a 27 a 28 de abril, um grupo diversificado de mais de 50 organizações assinou o Manifesto B+ sobre a Descarbonização de Veículos Pesados (HDVs) com misturas superiores de biodiesel . O Manifesto B+ enfatiza a necessidade de descarbonizar a frota HDV existente da maneira mais econômica e destaca o potencial de todos os combustíveis verdes para atingir esse objetivo.


O Manifesto B+ destaca o potencial dos combustíveis verdes para contribuir para a economia circular, promover a bioeconomia e reduzir a dependência de combustíveis importados. Também reconhece o papel do motor de combustão interna, particularmente o motor a diesel, ao operar com combustíveis renováveis e de emissão zero. Segundo o documento, combustíveis verdes como biodiesel, HVO (dieselv erde), e-combustíveis e outros oferecem economias significativas de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e são competitivos com veículos elétricos, em uma base well-to-wheel (WtW - conceito "poço à roda", que significa medir emissões de CO2 desde a obtenção do combustível em sua forma bruta, transporte e refino, até a combustão nos motores e escapamento do veículo.


O documento destaca ainda que "eles (combustíveis verdes) contribuem para a economia circular fornecendo coprodutos para substituir produtos químicos e aditivos em uma ampla variedade de áreas, como desinfetantes médicos, cosméticos, alimentos, rações, etc. Eles valorizam resíduos, promovem a bioeconomia, contribuem para mais empregos verdes nos setores de agricultura e bioeconomia, reduzir o uso de combustíveis fósseis, diminuem a dependência de combustíveis importados e a dependência da União Europeia de importações de proteínas. Em toda a Europa, vários exemplos de frotas HDV usando combustíveis verdes em altas misturas com diesel demonstraram o potencial significativo desse método altamente econômico para a descarbonização desse setor, se for ampliado por meio de incentivos políticos. A infraestrutura e as cadeias de abastecimento para combustíveis líquidos já estão em funcionamento, facilitando a mudança para altas misturas como uma solução relativamente simples, barata e fácil".


O documento foi lançado oficialmente no B+ Summit, a primeira conferência europeia dedicada a misturas de biodiesel superiores. Ele pede aos formuladores de políticas que estabeleçam uma estrutura regulatória que respeite a neutralidade tecnológica e diferencie entre emissões de CO2 de combustíveis fósseis e emissões de combustíveis biogênicos. Ele insta os formuladores de políticas a considerar os veículos movidos a combustíveis neutros em carbono como equivalentes a veículos elétricos a bateria e a células de combustível e a permitir misturas mais altas de combustíveis verdes, principalmente em frotas dedicadas e cativas.


Ewald-Marco Muenzer, presidente da European Waste-based & Advanced Biofuels Association (EWABA) e CEO da Muenzer Bioindustrie comentou: "Nós defendemos a mobilidade e o valor agregado regional. A indústria já foi mais longe, misturas mais altas são uma realidade. Os políticos devem agora fornecer a estrutura para implementar proteção climática e mobilidade em igual medida".


"O Manifesto B+ apresenta um plano para ajudar o setor HDV a obter grandes economias de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e rapidamente. A ampla gama de organizações que assinaram este documento demonstra um sólido compromisso da indústria em encontrar soluções econômicas e eficientes para reduzir o uso de combustível fóssil O EBB tem orgulho de apoiar esta iniciativa, que deve ser um alerta ou um lembrete para os formuladores de políticas europeus sobre o potencial muito maior que existe para o biodiesel, HVO e outros combustíveis renováveis como frutas fáceis de alcançar nesta descarbonização esforço." afirmou o Dickon Posnett, presidente da European Biodiesel Board (EBB) e diretor de assuntos corporativos da Argent Energy.


O Sr. Emanuel Proença, Presidente e CEO da Associação de Bioenergia Avançada (ABA-Portugal), concluiu: “Esperamos que o B+ Summit resulte num quadro mais comum e claro sobre como todas as entidades europeias e partes interessadas envolvidas na mobilidade Rodoviária Pesada podem acelerar a sua descarbonização, criando uma sólida plataforma de trabalho comum onde compartilhamos grandes exemplos e boas práticas para aprendermos e evoluirmos mais rápido juntos. Isso também está materializado em nosso Manifesto B+ e no qual defendemos conjuntamente os princípios fundamentais para apoiar um caminho de oportunidades, envolvimento e desenvolvimento para a descarbonização dos transportes através dos Combustíveis Verdes".


B+ Summit


Sobre o B+ Summit: organizado pela ABA, EBB e EWABA, o B+ Summit realiza-se no Estoril, Portugal, de 26 a 27 a 28 de abril, e visa reunir stakeholders representativos da sociedade civil, fornecedores de combustíveis, fabricantes de veículos, fornecedores de tecnologia e formuladores de políticas interessados em intensificar os esforços da UE para reduzir as emissões de HDVs usando misturas de biodiesel mais altas.


Quem assina o Manifesto:


European & Global Associations


EBB - European Biodiesel Board


eFuel Alliance


EWABA - European Waste-based & Advanced Biofuels Association


LSB – Advanced Biofuels Coalition


WBA – World Bioenergy Association National associations


ABA – Associação de Bioenergia Avançada (Portugal)


AGQM – Association Quality Management Biodiesel e.V. (Germany)


APETRO – Associação Portuguesa De Empresas Petroliferas (Portugal)


APPA Renovables – ASOCIACIÓN DE EMPRESAS DE ENERGÍAS RENOVABLES (Spain)


Assitol – Associazione Italiana dell'Industria Olearia (Italy)


Assocostieri – Italian association for companies operating in the energy logistics sector (Italy)


BBB – Belgian Biodiesel Board (Belgium) EsteriFrance (France)


EWABA Espana (Spain)


KIB – Polish Chamber of Biofuels (Poland)


MvAK – German Waste-Based Biofuels Association (Germany, Austria, Netherlands)


MVO – The Netherlands Oils and Fats Industry (Netherlands)


NBAA - Nederlandse Biodiesel uit Afval Alliantie (Neherlands)


NVDB – Dutch Association of sustainable biofuels (Netherlands)


PCBC - Plataforma para a Promoção de Combustíveis de Baixo Carbono (Portugal)


PEK - Plattform Erneuerbare Kraftstoffe (Austria)


Polish Coalition for Biofuels and Protein Feed (Poland)


PSPO – Polish Association of Oil Producers (Poland)


RFTA – Renewable Transport Fuel Association (UK)


VDB – German Biofuels Association (Germany)


ZVVB – Association of the Producers and Use of Biofuels in Slovakia (Slovakia)


Empresas:


ACT Commodities (Netherlands)


Adriatica Oil (Italy)


Argent Energy (UK, Netherlands)


BDI Bioenergy (Austria)


BeyondFuels (Portugal)


Bio Oil Group (Austria)


Biocom Energia (Spain)


Bioport (Portugal)


Connex Trading (Netherlands)


Elnomart (Portugal)


Envien Group (Slovakia)


Greenergy (UK, Netherlands)


Ital Bi Oil S.r.l (Italy)


Masol Cartagena Biofuel (Spain)


Masol Continental Biofuel (Spain)


Masol Iberia Biofuel (Spain)


Muenzer Bioindustrie (Austria)


Neste (Finland)


Olleco (UK)


PREOL (Czech Republic)


Prio (Portugal)


REMONDIS Sustainable Services GmbH (Germany)


Resiway (Portugal)


Sabio Fuels (Italy)


SARIA SE & Co. KG (Germany)


Saipol (France)

Fonte: EWABA

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