A ANP realizou, nos dias 27 e 28/4, em formato virtual, o Seminário Nacional de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos. O evento contou com cerca de 50 debatedores e expositores, além de moderadores da Agência, que discutiram assuntos relacionados à qualidade dos combustíveis fósseis e dos biocombustíveis.
O debate foi dividido em macrotemas, tais como: RenovaBio (a Política Nacional de Biocombustíveis); qualidade e especificação de produtos; combustíveis avançados; programas de monitoramento; fiscalização; e distribuição e logística.
De acordo com a Diretora da ANP Symone Araújo, em sua fala no encerramento do evento, o seminário superou as expectativas da Agência.
"Realizamos um encontro online que nos permitiu ampliar, nesses dois dias, as discussões sobre os temas propostos. Tivemos em média 300 pessoas nos painéis e em torno de três mil acessos no YouTube. Os objetivos de democratização da informação e de transparência foram integralmente atendidos. Tivemos uma ampla troca de conhecimento e, nesse sentido, agradeço a todos os representantes de diversos órgãos públicos que estiveram conosco, assim como de universidades, entidades de classe e agentes econômicos. Temos nas mãos excelentes subsídios técnicos para reflexão e aprimoramento regulatório. O que queremos, ao final, é trazer simplicidade, clareza e atualização ao nosso estoque regulatório", afirmou Symone.
Também foi lançada hoje uma edição especial do Boletim da Qualidade da ANP, que apresenta informações sobre os programas de monitoramento da qualidade da Agência(de combustíveis, de lubrificantes e de biodiesel - este último passando por consulta e audiência públicas para sua implementação) e sobre o RenovaBio. A publicação pode ser acessada na página Boletim de Qualidade - Edição Especial.
O Seminário teve transmissão ao vivo pelo canal da ANP no YouTube. A gravação está disponível nos links abaixo:
1º Dia
2º Dia
CategoriaEnergia, Minerais e Combustíveis
Fonte: ANP
Mudanças climáticas: Cenários antes vistos como alarmistas já são tratados como conservadores por cientistas
Brasil e EUA articulam parceria para transição energética em meio à busca por reduzir dependência da China