HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
08 set 2021 - 17:16
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Maior usina de captura de carbono do ar começa a operar na Islândia

Até 4.000 toneladas de CO2 devem ser retiradas do ar por ano, o que equivale à emissão anual de poluentes de 790 carros
A maior usina do mundo que absorve dióxido de carbono diretamente do ar e o deposita no subsolo deve começar a operar nesta quarta-feira, disse a empresa por trás da nascente tecnologia verde.
A startup suíça Climeworks AG, especializada na captura de dióxido de carbono diretamente do ar, fez uma parceria com a empresa islandesa de armazenamento de carbono Carbfix para desenvolver uma instalação que absorve até 4.000 toneladas de CO² por ano. Isso é o equivalente às emissões anuais de cerca de 790 carros. No ano passado, as emissões globais de CO² totalizaram 31,5 bilhões de toneladas, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE).
A captura direta do ar é uma das poucas tecnologias que extraem dióxido de carbono da atmosfera e é vista pelos cientistas como vital para limitar o aquecimento global, responsável por causar mais ondas de calor, incêndios florestais, inundações e aumento do nível do mar.
A planta Orca, uma referência à palavra islandesa para energia, consiste em oito grandes contêineres semelhantes em aparência aos usados na indústria naval, que empregam filtros e ventiladores de alta tecnologia para extrair dióxido de carbono. O carbono isolado é então misturado com água e bombeado para o subsolo, onde lentamente se transforma em rocha. Ambas as tecnologias são alimentadas por energia renovável proveniente de uma usina geotérmica próxima.
A captura direta de ar ainda é uma tecnologia incipiente e cara, mas os desenvolvedores esperam reduzir os preços aumentando a escala à medida que mais empresas e consumidores procuram reduzir sua pegada de carbono. Existem atualmente 15 plantas de captura direta de ar operando em todo o mundo, capturando mais de 9.000 toneladas de CO² por ano, de acordo com a AIE.
A empresa petrolífera norte-americana Occidental está atualmente desenvolvendo a maior instalação de captura direta de ar, para extrair 1 milhão de toneladas por ano de dióxido de carbono ao ar livre perto de alguns de seus campos de petróleo no Texas. A Climeworks, que recentemente assinou um contrato de compra de remoção de carbono de 10 anos com a grande seguradora Swiss Re (SRENH.S), também oferece um serviço de assinatura, que permite aos consumidores pagar pela remoção de carbono por meio de valores mensais.


Fonte: O Globo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO