HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
09 set 2021 - 08:35
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Limitar a extração de combustível fóssil para manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C

Quase 60% do petróleo e do gás metano fóssil e quase 90% do carvão devem permanecer no solo até 2050 para manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C, constata um estudo de pesquisadores da UCL.
University College London*


A produção global de petróleo e gás deve cair 3% ao ano até 2050 para atingir essa meta. Muitos projetos de extração de combustível fóssil, tanto planejados quanto operacionais, não são conducentes ao cumprimento dos limites da meta acordados internacionalmente sobre o aquecimento global, conforme estabelecido pelo Acordo do Clima de Paris em 2015. Um número significativo de regiões, portanto, já atingiu o pico de produção de combustível fóssil, e qualquer aumento na produção de uma região deve ser compensado por um maior declínio da produção em outro lugar.


As descobertas, publicadas na Nature , são baseadas em uma probabilidade de 50% de limitar o aquecimento a 1,5°C neste século, o que significa que aumentar a probabilidade de atingir essa meta exigiria um declínio ainda mais rápido na produção e mais combustíveis fósseis deixados no solo. .


Os pesquisadores usaram um modelo de sistema de energia global para avaliar a quantidade de combustíveis fósseis que precisariam ser deixados não extraídos regional e globalmente.


As reservas não extraídas necessárias são estimadas como o percentual da base de reserva de 2018. Isso precisa ser 58% para o petróleo, 59% para o gás metano fóssil e 89% para o carvão até 2050.


O autor principal Dan Welsby (UCL Institute for Sustainable Resources) disse: “Em 2015, 196 partes assinaram o Acordo do Clima de Paris, com o objetivo de manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2 o C, com 1,5 o C a meta desejada. Desde então, o Relatório Especial do IPCC em 1,5°C, sucessivos Relatórios de Gap de Produção e o Relatório de Zero Líquido da IEA indicaram, sem dúvida, que cortes dramáticos na produção de combustível fóssil são necessários imediatamente para avançar para as emissões líquidas zero, e que os atuais e indicados as trajetórias de produção de combustíveis fósseis estão nos levando na direção errada.


“Nosso novo trabalho acrescenta peso à pesquisa recente, indicando que a produção global de petróleo e gás metano fóssil já atingiu o pico. De uma perspectiva regional, nossos resultados sugerem risco de transição significativo para grandes produtores de combustíveis fósseis. A produção de petróleo no Oriente Médio, por exemplo, cai quase pela metade entre 2020 e 2050, sugerindo que a diversificação das economias longe da dependência das receitas de hidrocarbonetos é absolutamente crítica. ”


O trabalho se baseia em pesquisas anteriores em 2015, que descobriram que, para limitar o aquecimento a 2°C, um terço das reservas de petróleo, quase metade das reservas de gás metano fóssil (49%) e mais de 80% das reservas de carvão devem permanecer no chão.


Os pesquisadores usaram o Modelo de Avaliação Integrado TIMES na UCL (TIAM-UCL). O modelo captura fontes de energia primária – petróleo, gás metano fóssil, carvão, nuclear, biomassa e renováveis – desde a produção até a conversão (por exemplo, produção de eletricidade, hidrogênio e biocombustível ou refino de petróleo) e distribuição para atender a um conjunto de demandas em cada extremidade -setor de uso.


Os países do mundo são representados em 16 regiões, o que permite uma caracterização detalhada dos setores regionais de energia. O modelo avaliou diferentes cenários, incluindo menores demandas nos principais setores intensivos em carbono (aviação e produtos químicos) e incerteza em torno da disponibilidade e implantação de captura, utilização e armazenamento de carbono chave (CCUS) e tecnologias de emissões negativas (NETs).


Em termos de distribuição regional das reservas não extraíveis de combustíveis fósseis, os pesquisadores descobriram que o Oriente Médio deve deixar cerca de 60% das reservas de petróleo e gás no solo, o que, devido ao grande tamanho de sua base de reservas, também resulta em enormes volumes absolutos. Além disso, as regiões com altas concentrações de custo relativamente alto e depósitos intensivos em carbono de petróleo dentro da base de reserva mostram altas proporções de reservas não extraíveis, incluindo as areias betuminosas no Canadá (83%) e petróleo ultra-pesado na América Central e do Sul (73% ) As diferenças regionais na proporção de combustíveis fósseis que devem permanecer não extraídos se devem a uma combinação de fatores, incluindo custos de extração, a intensidade de carbono da produção e os custos de tecnologias alternativas aos combustíveis fósseis.


O Sr. Welsby continuou: “Ressaltamos que nossas estimativas de reservas não extraíveis e taxas de declínio de produção são provavelmente subestimadas, dado que usamos um orçamento de carbono consistente com apenas 50% de chance de atingir 1,5 o C e a enorme incerteza em torno da implantação de tecnologias de emissão negativa . No entanto, supondo que haja vontade política para cumprir os compromissos assumidos em Paris, as reduções de combustíveis fósseis sugeridas em nosso trabalho são totalmente viáveis ”.


A pesquisa foi apoiada pela European Climate Foundation (ECF) e pelo UK Energy Research Centre (UKERC). Os autores também agradecem o apoio de Damian Carrington, Editor de Meio Ambiente do The Guardian por seu papel inicial em ajudar a moldar a pesquisa e o financiamento.


Fonte: EcoDebate

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO