HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
15 set 2023 - 14:12
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

“Projeto Combustível do Futuro é um marco histórico para o Brasil”, afirma Erasmo Carlos Battistella

“Projeto Combustível do Futuro é um marco histórico para o Brasil”, afirma Erasmo Carlos Battistella

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (14/09), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, o Projeto de Lei do Programa Combustível do Futuro, que será encaminhado ao Congresso Nacional. A medida traz um conjunto de iniciativas para promover a mobilidade sustentável de baixo carbono e vai ajudar o Brasil a atingir as metas internacionais de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).


Erasmo Carlos Battistella, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável e Presidente da Be8, discursou em nome do setor produtivo. Para ele, este é um dia histórico para o Brasil porque o projeto (Combustível do Futuro) é um guarda-chuva para uma série de iniciativas de transição energética. “Ele mantém as políticas públicas vigentes dos biocombustíveis atuais e cria a oportunidade de introduzirmos na matriz energética nacional os novos biocombustíveis e define o modelo de captura de carbono”, explica Battistella. “Essas iniciativas vão efetivamente transformar o Brasil numa potência de produção de bioenergia, de agroenergia e de biocombustível”, disse.


No caso do biodiesel e do etanol de primeira geração, Battistella explica que eles têm políticas próprias e já estão na matriz energética. O Presidente Lula chamou atenção sobre a importância do biodiesel em seu discurso. “Eu queria agradecer muitos aos empresários. Eu sei que algumas usinas de biodiesel fecharam. Se depender de mim, vamos recuperar todas elas. Alexandre (Silveira, Ministro de Minas e Energia), talvez a gente tenha que chamar outra vez o Conselho (Nacional de Política Energética -CNPE) e a gente, quem sabe, poder aumentar de 12 para 13 (%), de 12 para 14, porque está provado que é possível a gente aumentar a produção. Nós não temos que depender de alguém dizer que a gente pode ou não, é uma decisão do governo brasileiro com aprovação do projeto pelo Congresso para que o Brasil tome conta do seu nariz”, disse em seu discurso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13 set 2024

Efeito estufa: concentração de metano na atmosfera acelera

+
SAIBA MAIS
13 set 2024

Para população do G20, governos estão falhando no enfrentamento à crise climática

+
SAIBA MAIS
13 set 2024

Biodiesel a bordo: biocombustível deve ganhar espaço na descarbonização de navios

+
SAIBA MAIS
13 set 2024

MME e EPE publicam novo caderno do PDE 2034 sobre Transportes

+
SAIBA MAIS
13 set 2024

Marco legal do SAF enviado para sanção. E agora?

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO