HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
02 set 2020 - 08:20
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

“Brasil merece ter produção de combustíveis avançados”, diz Erasmo Battistella em simpósio

“Brasil merece ter produção de combustíveis avançados”, diz Erasmo Battistella em simpósio

VI Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Biocombustíveis, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), ocorreu hoje, de forma on-line


Nesta terça-feira (01), o presidente da Associação Brasileira de Biocombustíveis do Brasil  (APROBIO) e do ECB Group, Erasmo Carlos Battistella, palestrou sobre a “Visão para os Biocombustíveis Avançados e o Renovabio”, no VI Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Biocombustíveis, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).


O evento aconteceu de forma on-line e reuniu especialistas em um fórum de discussão, no qual compartilharam as experiências e as oportunidades que a engenharia automotiva possui para implantar tecnologias globais e desenvolver novas tecnologias locais. Desta forma, atender as legislações ambientais, a matriz energética e cada vez mais os biocombustíveis.


Neste ano a atividade teve como tema a “Mobilidade Sustentável: Oportunidades para a Engenharia Brasileira”. Battistella abriu o primeiro painel apresentando os biocombustíveis de primeira geração (biodiesel) e os de segunda geração (HVO - diesel verde, SPK – bioquerosene de aviação e Green Naphtha).


O empresário ressaltou que os biocombustíveis representam um passo importante na busca por um combustível sustentável para o mundo no século XXI. “Essas são as soluções de sustentabilidade para o nosso planeta que deve reduzir suas emissões de CO2 em todas as formas de transporte. E isso passa pela descarbonização dos transportes e pelo desenvolvimento rural, impulsionado por metas e mandatos ambiciosos para biocombustíveis (misturas obrigatórias) em todo o mundo,” salientou Battistella.


“O Brasil merece avançar mais na produção de biocombustíveis, contando com indústrias com tecnologia de ponta, design modernos, mais sustentáveis, capaz de produzir biocombustíveis mais limpos, como o HVO, o SPK, o Green Naphtha e o GLP verde,” pontou o empresário, destacando o investimento que vem fazendo no Paraguai, denominado de Omega Green, que está em fase final de projeto. O empresário salientou ainda a visão mundial para o Green Diesel. “Acredito que os combustíveis deverão ser complementares, fazendo uma mistura de Diesel, Biodiesel e HVO. Esse é o caminho, mas para isso, precisamos que o país defina um Marco Regulatório para os Biocombustíveis Avançados,” ressaltou ele.


O Simpósio também contou com as palestras: “A perspectiva Brasileira de eficiência energética e emissão de CO2 e análise das alternativas tecnológicas”, ministrada pelo gestor de pesquisa do Centro Tecnológico da MAHLE Brasil, Everton Silva; “Estratégias e Tecnologias para o controle de emissões veiculares”, pelo Diretor de Catalisadores Automotivos da América do Sul, Stephan Blumrich; e, “Emissões Evaporativas de veículos etanol”, pelos engenheiros da General Motors do Brasil, Rafael Rossini e Danilo Torres.


Fonte: Correio do Povo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO