O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lançaram, em 19 de novembro, por ocasião da Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, a “Nova Parceria Brasil-EUA para a Transição Energética”.
Brasil e Estados Unidos contam com imenso potencial para liderar a transição energética global em algumas de suas frentes mais promissoras. O texto adotado no Rio de Janeiro está baseado no objetivo comum de criar economias mais competitivas, limpas, justas e resilientes, contribuindo para promover transições energéticas justas e inclusivas, gerar empregos de qualidade, reduzir emissões e alcançar as metas de 1,5°C, em conformidade com o Acordo de Paris.
A Nova Parceria prevê colaboração bilateral em três pilares principais: i) produção e implantação de energia limpa; ii) desenvolvimento da cadeia de suprimento de tecnologia de energia limpa; iii) industrialização verde.
Por meio deste novo instrumento, o Brasil e os Estados Unidos pretendem impulsionar a já significativa coordenação entre as instituições dos dois países, bem como alinhar incentivos e mobilizar financiamentos públicos, privados e de bancos multilaterais de desenvolvimento para gerar uma ampla gama de benefícios compartilhados.
COP30, em Belém, pode repetir desenho bem-sucedido do G20 no Rio e reunir ministros do Clima, Relações Exteriores e Finanças