O Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes trata de eficiência energética, econômica e ambiental no transporte de cargas e passageiros, ou seja, transportar mais, gastando menos, menos combustível, menos materiais, menos pneus, menos tempo, de maneira mais eficiente e menos poluente.
O Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes 2020, em sua 9ª edição, é realizado pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, uma instituição de geração de conhecimento para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e conta com o apoio da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO).
O instituto promove diversos seminários e encontros com o intuito de reunir organizações empresariais e públicas, empresários, administradores, autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário dos três níveis da Federação, além de estudiosos e estudantes, para a discussão de relevantes temas econômicos, sociais e culturais, no Brasil e no exterior.
Deste modo, o Instituto Besc acredita estar colaborando para a formulação de políticas públicas-privadas, desempenhando um importante papel, quando se propõe a discutir e apresentar soluções ou mesmo apontar caminhos para que os diversos problemas que assolam a sociedade brasileira sejam resolvidos ou atenuados.
O Seminário Internacional vai apresentar e discutir técnicas, materiais, equipamentos, métodos, novos combustíveis e demais iniciativas que aumentem a eficiência no uso de recursos energéticos e redução de impactos ambientais por transportadores de cargas e de passageiros, visando maior economicidade e melhoria da competitividade das empresas brasileiras.
O Instituto Besc, realizador do projeto, acredita que, através do emprego de novos métodos, materiais e tecnologias, frotistas possam aliar a redução de custos à diminuição das emissões de gases ambientalmente nocivos, fazendo com que a atividade de transporte seja mais sustentável e menos nociva para a saúde humana, em razão das emissões de gases poluentes.
A busca por uma logística sustentável para o setor também envolve a conscientização dos produtores e embarcadores, quanto à contratação de operadores logísticos mais eficientes, socialmente responsáveis e comprometidos com a preservação do meio ambiente.
Para isso, o evento pretende reunir indústrias e profissionais de todos os modais de transporte, bem como os setores de logística, embarcadores, operadores, pesquisadores e representantes do poder público, para debater as perspectivas do transporte de carga e passageiros no Brasil, de maneira a vislumbrar soluções para maior competitividade das nossas empresas. Além das palestras, o evento tem como objetivo premiar empresas e pesquisadores brasileiros que se destacaram ao desenvolver trabalhos transformadores para esse setor.
Para população do G20, governos estão falhando no enfrentamento à crise climática
Biodiesel a bordo: biocombustível deve ganhar espaço na descarbonização de navios