HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
07 out 2022 - 17:19
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Instituto Besc realizará o XI Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes

O Instituto Besc realiza nos dias 25 e 26 de outubro o XI Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes (F&FV). A eficiência energética é o tema principal do simpósio que reunirá especialistas da iniciativa privada e pública para debater soluções inovadoras para o setor de transporte de passageiros, de logística, transporte de cargas e pela primeira vez, ampliando o debate sobre a eficiência energética em processos produtivos. Durante o evento, a entidade também fará a entrega do Troféu F&FV para os profissionais e empresas que se destacaram no último ano.


A presidente do Instituto Besc, Jussara Ribeiro enfatizou que tanto os consumidores quanto o mercado estão em busca de produtos e soluções que causem o menor impacto possível no meio ambiente, em todos os seus ciclos de vida. Por isso, a ampliação do escopo do debate no Frotas e Fretes Verdes.


“Nós introduzimos a questão de eficiência energética em processos produtivos, ou seja, a economia de energia e de materiais nas linhas fabris. São processos, tecnologias e práticas que as fábricas incorporam em suas linhas de montagem para diminuir o seu impacto ambiental”. Destaca, Ribeiro.


A programação do XI Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes (F&FV) continua pautada pelo objetivo geral do evento: apresentar exemplos e debater como alcançar a eficiência energética, econômica e ambiental no transporte de cargas e passageiros, e agora também nos processos produtivos da indústria.


A intenção é fomentar um rico debate para a transformação sustentável do país, por meio de indústrias que tenham a capacidade de produzir mais, gastando menos insumos, gerando menos resíduos e ainda transportando suas mercadorias gastando menos combustíveis, materiais, pneus e tempo.


XI Seminário Internacional F&FV


O simpósio acontece de forma híbrida, permitindo assim que mais pessoas possam acessar os conteúdos debatidos nos dois dias de evento. Presencialmente, o evento será em São Paulo no Hotel Meliá Paulista. A transmissão online poderá ser acompanhada no canal do YouTube do Instituto Besc.


Os convidados da iniciativa privada e pública têm a oportunidade de apresentar novos equipamentos, materiais e processos, como aconteceu na edição do ano passado, a implementação da metodologia ESG, que trata dos compromissos das empresas com relação a questões ambientais, sociais e de governança, foi um dos assuntos tratados pelos expositores.


A utilização de combustíveis menos poluentes e mais eficazes deve voltar à pauta da edição de 2022. No ano anterior, a descarbonização da frota foi um dos temas abordados e, devido ao compromisso do mundo em reduzir até 2030 a emissão de gases de efeito estufa (GEE), como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.


Durante a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), realizada em 2021 na Escócia, o Brasil sinalizou que pretende reduzir em 50% a emissão dos GEE até 2030.


A realização do evento é motivada pelos ideais do Instituto Besc, entre eles está a relevância em promover debates técnicos para embasar futuras políticas públicas, além da mudança do mercado interno. Com relação ao F&FV, a entidade acredita que “através do emprego de novos métodos, materiais e tecnologias, frotistas e indústrias possam aliar a redução de custos à diminuição das emissões de gases ambientalmente nocivos, fazendo com que a atividade de transporte seja mais sustentável e menos nociva para a saúde humana, em razão das emissões de gases poluentes.”


Para a edição de 2022 do seminário, o Instituto Besc escolheu o recém-eleito presidente da Eletrobras, Wilson Pinto Ferreira Júnior, para ser o presidente de honra do XI F&FV. De acordo com a entidade, a escolha foi norteada pela biografia, atuação reconhecida no mercado público e privado, além de liderança e da alta performance no segmento de energia elétrica.


Troféu F&FV


Durante a Solenidade de Abertura, no dia 25, a organização do evento fará a entrega do Troféu F&FV edição 2022. Os vencedores já foram anunciados pelo Instituto Besc, a escolha foi realizada por votação aberta no portal da entidade.


Fonte: Instituto Besc

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
04 mar 2024

O biodiesel no combustível do futuro

+
SAIBA MAIS
04 mar 2024

Sindirações defende aprovação da PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
04 mar 2024

O combustível do futuro vai impulsionar o Brasil do presente

+
SAIBA MAIS
04 mar 2024

Emissões globais de CO2 relacionadas à energia atingem nível recorde em 2023

+
SAIBA MAIS
04 mar 2024

Temos sido lentos para enfrentar a crise climática, avalia diretora do FMI

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO