HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
01 jul 2021 - 11:30
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Indústria de biodiesel quer aumento da mistura no próximo leilão

Os produtores de biodiesel aumentaram a pressão sobre o governo para a retomada do percentual de mistura de 13% do biocombustível ao diesel fóssil. O teor foi reduzido para 10% temporariamente nos últimos dois leilões. A expectativa do setor é que o índice seja elevado já no próximo certame, que será realizado em agosto.


"Temos expectativa grande de que possa retomar o B13 no tempo adequado. O setor anseia muito", afirmou Erasmo Carlos Battisttela, CEO da BSBios, que hoje, em cerimônia em Brasília, transmitiu oficialmente a presidência do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) ao ex-ministro da Agricultura Francisco Turra. Battisttela comandou a entidade por dez anos.


"Queremos muito manter a agenda do CNPE [Conselho Nacional de Política Energética] subindo para 14% e 15%", emendou. "A Indonésia usa B30. Podemos usar mais do que já usamos no Brasil". Battisttela defendeu a aprovação de um projeto de lei que institui o escalonamento da mistura até chegar a 20%.


Turra prometeu colocar o biodiesel brasileiro nas "vitrines internacionais com a marca da sustentabilidade". Ele rebateu críticas sobre a qualidade do biodiesel, uma das reclamações das empresas e entidades que, por outro lado, pedem ao governo para não elevar a mistura.


A proposta de manutenção é encabeçada por fabricantes de veículos automotores movidos a diesel, usuários e transportadores. Nesta semana, o pedido para que a mistura permaneça em 10% foi apresentado pessoalmente ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O Conselho Nacional de Politica Energética (CNPE) deverá definir em breve as diretrizes para a mistura. A publicação do edital do próximo leilão está previsto para a segunda semana de julho.


"Precisamos continuar a entregar produto de alta qualidade, não abrimos mão desse compromisso da qualidade [...] Temos inimigos poderosos, mas eles não ficarão sem resposta", disse Turra.


O biodiesel é a verdadeira solução para transição energética de baixo carbono. Temos o melhor biodiesel do mundo


— Francisco Turra


Na cerimônia, o ministro Bento Albuquerque afirmou hoje que o setor do biodiesel tem contribuído para garantir o abastecimento do país e reduzir as importações de combustíveis fósseis. Em seu discurso, ele não comentou o pedido de elevação da mistura.


"O setor do biodiesel tem dado contribuições importantes não só para o RenovaBio [Política Nacional de Biocombustíveis], mas para a sustentabilidade da matriz energética brasileira, a garantia de abastecimento e a redução de importação de combustível fóssil do ciclo diesel", afirmou.


O ministro disse que a descarbonização da matriz energética passa pela "maior utilização de combustíveis renováveis". Ele citou compromissos voluntários assumidos recentemente pelo Brasil na área de biocombustíveis e hidrogênio para acelerar o cumprimentos das metas do objetivo de desenvolvimento sustentável, das Nações Unidas. "O pacto tem o objetivo de reduzir o impacto de carbono na matriz energética em 10% até 2030, o que equivale a 620 de toneladas de carbono evitadas", disse. Segundo ele, o pacto energético será cumprido "por meio das metas de descarbonização estabelecidas" pelo RenovaBio.


Bento Albuquerque ainda comentou o programa Combustível do Futuro e disse que vai criar as condições necessárias para a introdução do bioquerosene de aviação.


 


Fonte: Valor Econômico

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO