A Plataforma Biofuture é uma iniciativa de múltiplas partes interessadas e apoiada pela Agência Internacional de Energia (IEA). Seu objetivo é agir sobre as mudanças climáticas através da promoção da coordenação internacional na bioeconomia de baixo carbono sustentável, como destacou durante o BBEST 2020-21 e a Conferência Virtual BIOFUTURE SUMMIT II, que aconteceu de 30 de novembro a 2 de dezembro.
A Plataforma Biofuture trabalha na resposta aos seus Cinco Princípios para Recuperação e Aceleração da Bioeconomia Pós-COVID, anunciados em agosto de deste ano. Aproveitando esse progresso, em setembro, o fórum global Ministerial de Energia Limpa lançou oficialmente a nova Iniciativa da Plataforma de Biofuturo, que é implementada em estreita parceria com o setor privado para aumentar a ambição internacional e avançar na produção, comércio e uso de bioenergia e biomateriais em todo o mundo.
Citando o sucesso da iniciativa RenovaBio do Brasil, Bento Albuquerque, Ministro de Minas e Energia do Brasil, disse: “Desde 2016, os 20 países membros da Plataforma Biofuture, junto com a Agência Internacional de Energia, ajudaram a garantir um lugar para a bioenergia no debate global sobre mudanças climáticas e transição energética. Esperamos que esta atenção seja convertida em ação política concreta, como mandatos de combinação, créditos de baixa emissão de carbono, medidas fiscais, estruturas de sustentabilidade, suporte de tecnologia e ambientes mais amigáveis para investimento e criação de empregos”.
Fonte: BBEST-BIOFUTURE
Biocombustível de macaúba terá preço competitivo com do fóssil, diz diretor da Mubadala
Mercado de carbono é aprovado após acordos com agro, térmicas e distribuidoras
Na COP 29, Alckmin projeta Brasil como protagonista da nova economia global