HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
21 mar 2024 - 16:37
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Haddad sinaliza apoio ao PL do ‘combustível do futuro’

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sinalizou que a pasta deve apoiar o projeto do “Combustível do Futuro” nos mesmos moldes do texto aprovado pela Câmara dos Deputados.


Agora no Senado, o texto sobre o “Combustível do Futuro” tem sido tratado como prioridade pelo governo por ter aproximado a bancada do agronegócio ao Planalto, conforme apurou O Antagonista.


Após evento em Brasília nesta semana, Haddad disse a interlocutores do agronegócio, em conversa acompanhada pela reportagem, que estaria satisfeito com o tratamento dado pela Câmara em relação ao texto.


 


Gradação da mistura


Neste ponto, agradou ao ministro a decisão dos deputados em deixar sob a competência do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a graduação da mistura do biodiesel no diesel.


A proposta, aprovada em 13 de março, cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente.


O substitutivo é do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) para o Projeto de Lei 528/20, do ex-deputado Jerônimo Goergen, tomando como base o PL 4516/23, do Poder Executivo.


 


Até 35%


A partir da publicação da proposta como lei, a nova margem de mistura de etanol à gasolina passará de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Atualmente, a mistura pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, de 18% de etanol.


Quanto ao biodiesel, misturado ao diesel de origem fóssil no percentual de 14% desde março deste ano, a partir de 2025 será acrescentado 1 ponto percentual de mistura anualmente até atingir 20% em março de 2030, segundo metas propostas no texto.


Entretanto, a adição deve considerar o volume total, e caberá ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) avaliar a viabilidade das metas de aumento da mistura, reduzir ou aumentar a mistura de biodiesel em até 2 pontos percentuais. A partir de 2031, o conselho poderá elevar a mistura, que deverá ficar entre 13% e 25%.


 


Fonte: O Antagonista

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
01 nov 2024

Aprobio: Viabilidade técnica não pode comprometer progressão do biodiesel

+
SAIBA MAIS
01 nov 2024

Combustível do Futuro: MME promove debate sobre evolução das misturas de etanol e biodiesel

+
SAIBA MAIS
01 nov 2024

Aprovado na Câmara projeto que inclui produtores independentes no RenovaBio

+
SAIBA MAIS
01 nov 2024

As recomendações da "força-tarefa" de empresários para fazer a transição para a economia verde

+
SAIBA MAIS
01 nov 2024

Combustíveis fósseis recebem 82% dos subsídios do governo para energia

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO