O Grupo Potencial, que produz biocombustível concentrado, anunciou a chegada de uma frota composta por dez caminhões Volvo movidos a biodiesel, com um investimento superior a R$ 10 milhões.
Os novos caminhões Volvo FH B100 Flex foram projetados para operar com diferentes misturas de diesel e biodiesel, podendo funcionar com até 100% de biodiesel. Essa flexibilidade permite que os veículos atendam às necessidades operacionais do transporte enquanto reduzem substancialmente as emissões de dióxido de carbono (CO?). Quando abastecidos com biodiesel puro, as emissões de CO? caem em até 90%.
Em 2023, o Grupo Potencial já havia colocado em operação o primeiro caminhão B100 do Brasil, rodando 100% com biodiesel produzido em sua própria planta. Com a chegada da nova frota, a companhia passa a contar com 11 veículos movidos exclusivamente a biodiesel.
A Potencial Biodiesel, braço do Grupo Potencial, se destaca como a maior produtora de biocombustíveis concentrados em uma única planta, com capacidade de produzir 900.000 metros cúbicos anualmente. O biodiesel fabricado pela empresa é uma mistura de 80% de óleo vegetal e 20% de gordura animal, utilizando matérias-primas como óleo degomado de soja, resíduos de gorduras animais e óleo de cozinha usado.
Fonte: Transporte Moderno
Coamo reserva mais R$ 300 milhões para encher o tanque - agora com uma planta de biodiesel
‘Brasil traz ações concretas para transição energética e é o que precisamos’, diz Batistella
Etanol, biodiesel, SAF: qual a importância dos biocombustíveis para a economia brasileira?