O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quarta (14) que a Casa Civil deve enviar na próxima semana o projeto de lei que é resultado do programa Combustível do Futuro. O projeto deve estabelecer medidas para descarbonização do setor de transportes.
“Hoje, recebi a notícia de que daqui a poucos dias ele vai estar no Congresso Nacional, sendo debatido na Casa Legislativa e ele vai integrar Rota 2030 e outros programas tão importantes, inclusive outros acordos internacionais como o Acordo de Paris para que possamos ter, do poço à roda, uma emissão de carbono muito menor”, afirmou Silveira. O programa foi criado em abril de 2021, com o objetivo de ampliar o consumo de combustíveis sustentáveis e com baixa emissão de carbono.
A proposta é integrar as políticas públicas sobre o tema, como o percentual mínimo de adição de biocombustíveis aos combustíveis fósseis e o programa de modernização da frota de veículos, chamado de Rota 2030. Silveira também afirmou que o ministério procura incentivar minerais estratégicos, como o lítio, que é usado em baterias.
Fonte: G1
Biocombustíveis: a melhor solução de curto prazo para uma transição energética eficiente
FPBio vai ao Palácio do Planalto confirmar apoio ao projeto de lei 'Combustível do Futuro'
Indústrias de biodiesel se articulam para reverter importação e garantir aumento da mistura em 2024