HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
20 mai 2021 - 09:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Governo cria comitê para combustível sustentáveis

Objetivo é intensificar uso de combustíveis limpos e uso de tecnologia para descarbonização da matriz de transporte


O presidente Jair Bolsonaro aprovou resolução do Conselho Nacional de Política Energética que institui o Programa Combustível do Futuro e cria o Comitê Técnico Combustível do Futuro. O objetivo do programa é de propor medidas para incrementar a utilização de combustíveis sustentáveis e de baixo carbono, além do uso da tecnologia veicular nacional para descarbonização da matriz energética de transporte nacional.


O programa deverá atentar para a proteção do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos; para a garantia do suprimento de combustíveis em todo o território nacional; para a proteção do meio ambiente e promoção da conservação de energia e do uso de fontes alternativas, com o aproveitamento econômico dos insumos e tecnologias disponíveis.


O Comitê deverá propor medidas para integração entre programas como a Política Nacional de Biocombustíveis, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Programa Rota 2030, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular e o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural.


O comitê técnico do Combustível do Futuro será formado por titulares e suplentes dos Ministérios de Minas e Energia, Casa Civil, Economia, Meio Ambiente, Infraestrutura, Agricultura, Relações Exteriores, Ciência, Tecnologia e Inovações e do Desenvolvimento Regional, além da Autoridade Marítima Brasileira, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; Agência Nacional de Aviação Civil; Empresa de Pesquisa Energética; Ibama e Inmetro.


Fonte: Canal Energia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 set 2021

Bolsonaro aprova resoluções relacionadas à exploração de petróleo e gás natural

+
SAIBA MAIS
28 set 2021

O que são combustíveis fósseis e como viveremos sem eles no futuro próximo?

+
SAIBA MAIS
28 set 2021

Como o Brasil pode embarcar no mercado bilionário de créditos de carbono?

+
SAIBA MAIS
28 set 2021

Em audiência, APROBIO destaca introdução segura do biodiesel sempre baseada em testes e no aperfeiçoamento das especificações e desmistifica riscos para o avanço da mistura até no mínimo B20

+
SAIBA MAIS
27 set 2021

Em carta, grandes empresas pedem protagonismo do Brasil na agenda verde

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO