HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
08 out 2021 - 11:59
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Governadores pedem urgência a Lira sobre lei do mercado de carbono

Texto estabelece regras para a certificação e o comércio dos créditos, hoje negociados apenas de forma voluntária no Brasil


A Coalizão dos Governadores pelo Clima vai enviar nesta quinta-feira, 7, uma carta ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), pedindo que o projeto de lei que regula o mercado de créditos de carbono seja aprovado com urgência pelo Congresso. 


De autoria do vice-presidente da Casa, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), o texto estabelece regras para a certificação e o comércio dos créditos, hoje negociados apenas de forma voluntária no Brasil.


Ao todo, 15 governadores já haviam assinado o documento até a conclusão desta edição – outras adesões devem ainda ocorrer. O desejo dos governadores é tentar a aprovação do projeto ainda antes da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP-26, que vai acontecer em Glasgow, na Escócia, a partir do próximo dia 1.º de novembro. 


“O Brasil só ganha com a aprovação do projeto antes da conferencia”, afirmou Sérgio Xavier, do Centro Brasil no Clima (CBC), uma organização não governamental que apoia o movimento dos governadores. Entre os signatários estão Ronaldo Caiado (GO), João Doria (SP), Paulo Câmara (PE), Renato Casagrande (ES) e outros.


Na segunda-feira, os governadores da Amazônia Legal discutiram o apoio ao projeto no âmbito da coalizão dos governadores pelo clima, que reúne 25 chefes de executivos estaduais do País. O encontro, que teve apoio do CBC e de outras organizações, ocorreu em Manaus e reuniu Marcelo Ramos e os governadores Wilson Lima (AM), Waldez Góes (AP) e Helder Barbalho (PA), além do coordenador da coalizão, Renato Casagrande (ES).


COALIZAÇÃO


Os governadores criaram a coalização na esteira da ausência de políticas ambientes do governo de Jair Bolsonaro, alinhado a madeireiras, garimpeiros e empenhado na defesa de mineração na Amazônia, inclusive em terras indígenas. Só neste ano, os governadores já se encontraram com o enviado especial do governo dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry, com representantes da União Europeia e com o presidente da COP-26, Alok Sharma.


Pelo menos dez governadores devem comparecer à conferencia, estabelecendo um protagonismo inédito dos entes subnacionais brasileiros nas discussões internacionais sobre o clima. “Esperamos que outros governadores também assinem o documento”, afirmou Guilherme Sarkis, do CBC.


Os signatários da carta defendem que a aprovação do projeto vai “aumentar a competitividade da economia brasileira no cenário internacional, cada vez mais favorável e baseado em conceitos de sustentabilidade e ESG (do inglês Environmental, Social and Corporate Governance, governança corporativa social e ambiental), especialmente no setor do agronegócio”.


Para os governadores, a regulação do mercado é necessária ainda para aumentar “a ambição e as contribuições do País para limitar o aumento da temperatura global em 1,5 C°”, ao mesmo tempo que pressionaria os demais países a aumentar suas ambições nessa área.


Com isso, segundo o documentos dos governadores, ainda aumentariam as vantagens para o Brasil, como potencial exportador dos créditos de carbono para outros países. A importância de um mercado regulado aumentaria os mecanismos de financiamento de ações climáticas na Amazônia e em outros biomas do País.


“A criação de um mercado de carbono no Brasil é um caminho sem volta. É muito importante ver esse mecanismo implantado em nível nacional, por isso esperamos pela aprovação do projeto de lei 528”, afirmou Marina Grossi, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, que reúne grandes empresas brasileiras. 


“Seria uma sinalização clara de que o Brasil está caminhando para um desenvolvimento sustentável e para uma economia de baixo carbono.”


Assinam o documento os governadores de: ES, AP, SP, MS, PI, PE, MA, PA, GO, RS, CE, SE, AM, PR e PB.


Fonte: Folha Vitória

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO