HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
25 fev 2022 - 10:45
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Governador exalta adesão a convênio que soluciona questão tributária para comercialização de biodiesel

Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Economia, é responsável pela elaboração e apresentação do sistema de incidência do ICMS, aprovado e normatizado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária. Líder do Executivo participou do Onda Bio, promovido pela Adial para celebrar conquista


O governador Ronaldo Caiado participou nesta quinta-feira (24/02), na Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), do evento Onda Bio. A solenidade celebrou a conquista do setor e do Estado com a aprovação do Convênio ICMS 206/21. O acordo trouxe solução para a questão tributária do novo modelo de comercialização do biodiesel no Brasil.


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Economia, foi o responsável pela elaboração e apresentação do sistema de incidência de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), aprovado e normatizado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). “A equipe da Secretaria da Economia resolveu o problema do biodiesel não só do Estado, mas do País”, exaltou Caiado.


“É exemplo de que o setor público e privado podem, de mãos dadas, de fato chegar a consensos e posições muito boas para a sociedade”, salientou a secretária da Economia, Cristiane Schmidt. José Carlos Garrote, presidente do Conselho de Administração da Adial, concordou: “Acredito muito nisso. Podemos fazer muito mais”.


Alberto Borges de Souza, representante da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), salientou que o protagonismo do Estado resultou numa mudança que transcende suas fronteiras, com “efeito econômico para o País inteiro”. No mesmo tom, André Menoli Nassar, presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), reconheceu que a “inovação veio de Goiás”. Por sua vez, Juan Diego Ferrés, presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), alertou para a necessidade de se “ter consciência com o meio ambiente” e exaltou a importância da liderança do governador na promoção do desenvolvimento sustentável.


Convênio
O sistema de comercialização de biodiesel foi modificado pelo Conselho Nacional de Política Energética, substituindo os leilões públicos pela venda direta dos produtores do biocombustível para as distribuidoras. Antes, as vendas das usinas eram feitas às refinarias, com o ICMS próprio recolhido pelos produtores. A mudança poderia levar à elevação dos custos das usinas e, como consequência, ao aumento do preço do biodiesel para o consumidor final.


O Convênio 206/21 faculta às usinas produtoras que recolham o ICMS diferido das operações de venda direta de biodiesel às distribuidoras. Assim, usinas continuam utilizando os benefícios fiscais já concedidos ao setor, e os créditos das aquisições de seus insumos não se acumulam. Também são eliminados custos adicionais que seriam criados com o modelo anterior.


Ao falar em nome dos prefeitos presentes, Dione Araújo, de Itumbiara, exaltou o Estado por “conseguir realizar esse sonho” e frisou que o ICMS é importante “não só para receita do Estado, mas para a sobrevivência das indústrias''. Durante o evento, foram realizadas homenagens aos envolvidos, do setor produtivo e público, como forma de reconhecimento pela atenção e diálogo com o setor.


Também estiveram presentes os secretários Adriano da Rocha Lima (Secretaria-Geral da Governadoria) e Joel Sant'Anna Braga Filho (Indústria, Comércio e Serviços); diretor-executivo da Adial, Edwal Portilho, o Chequinho; empresários, prefeitos e representantes de entidades do setor do biodiesel.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO