HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
01 ago 2021 - 12:46
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Frente Parlamentar Mista do Biodiesel refuta críticas relacionadas à mistura do biodiesel

Brasília, 30 de julho de 2021 – A Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) considera leviano o posicionamento publicado por algumas entidades que se manifestaram contrárias à progressão da mistura do biodiesel.


O biodiesel brasileiro está entre os melhores do mundo em qualidade, com parâmetros muito mais rigorosos do que os utilizados na Europa atualmente. A produção de biodiesel no Brasil contribui para o crescimento do PIB, gera empregos na indústria e renda no campo, valoriza a agricultura familiar e reduz as emissões de carbono. Além disso, a utilização do biodiesel é significativamente mais econômica do que outros biocombustíveis que possam substituir o diesel mineral.


As informações contidas no manifesto são equivocadas. A qualidade do biodiesel foi testada em ensaios extensos, conduzidos pelo MME, MCT e ANP, com a participação dos fabricantes de automóveis, academia, produtores de biodiesel, diesel e aditivos. Foi o maior programa de testes do mundo, resultando no rigoroso padrão de qualidade dos biocombustíveis disponibilizado pelas usinas hoje.


O setor de biodiesel fez os investimentos necessários que permitiram aprimorar as especificações do biodiesel e atender à solicitação dos representantes do setor automotivo, o que garantiu o caminho à ampliação prevista da mistura até B15. Essa cadeia de produção sustentável não pode ser prejudicada por más práticas de limpeza dos tanques de distribuição e armazenagem do combustível.


A defesa de uma redução no percentual na mistura do biodiesel significa um retrocesso e reflete o desconhecimento sobre o setor, que trabalha com excelência internacional de qualidade e tem pleno controle sobre a produção.


Em ofício recente à ANP, as entidades produtoras de biodiesel requereram a abertura de consulta pública para discussão da especificação do biodiesel e do diesel conforme os novos padrões de emissões do Proconve. Portanto, o setor está na vanguarda e propõe início dos debates técnicos na agência regulatória competente para que seja aferida a qualidade de todos os produtos que compõem o diesel comercial.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17 set 2021

Enquanto Brasil reduz, consumo de biocombustível no mundo crescerá 8%

+
SAIBA MAIS
17 set 2021

Mudança do clima: aumento das temperaturas e redução das chuvas são observadas e projetadas no Centro-Oeste

+
SAIBA MAIS
16 set 2021

Líderes mundiais vão discutir mudanças climáticas na ONU

+
SAIBA MAIS
15 set 2021

‘Redução na mistura de biodiesel gera incerteza e preocupa o setor’

+
SAIBA MAIS
15 set 2021

A troca de 100 mil empregos por R$ 0,02

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO