HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
19 mai 2021 - 16:34
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

FPBio empossa deputado federal Pedro Lupion como presidente na presença dos ministros Tereza Cristina, Marcos Pontes e Tarcísio Freitas – ministro Bento Albuquerque foi representado pelo secretário José Mauro Coelho

Discurso Pedro Lupion


Evento contou com a presenta do presidente do Conselho de Administração da APROBIO, Erasmo Carlos Battistella, vários deputados e senadores, e muitos produtores de biodiesel.


O deputado Pedro Lupion (DEM/PR) assumiu hoje (19/05) como presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) 2021/2023, em Brasília. O parlamentar, que passa a ocupar o lugar que já teve o deputado federal Jerônimo Goergen (PP/RS) por duas oportunidades, e o ex-deputado Evandro Gussi, ressaltou que se trata de um momento delicado, no qual o setor de biocombustível enfrenta uma turbulência com a redução da mistura no diesel brasileiro.


“Meu objetivo é solucionar este entrave, valorizar nossos produtores, as esmagadoras, aqueles que investem no agro brasileiro e carregam o país nas costas. Eu não tenho dúvida de que o trabalho que nós fazemos de oferecer um combustível limpo, que diminui as emissões prejudiciais à camada de ozônio, agregam valor ao meio ambiente e ao nosso produto”, disse. Para ele, os biocombustíveis representam uma grande parcela do agronegócio e esta é a força motriz do país.


O presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO), Erasmo Carlos Battistella, saudou o novo presidente Pedro Lupion por aceitar o desafio de liderar a Frente Parlamentar integrada por cerca de 200 parlamentares, entre deputados e senadores, considerada por ele uma representação muito importante para o setor.


“Biodiesel e etanol são patrimônios do Brasil por serem energia limpa, que agregam valor à soja e ao milho, sem falar nas externalidades positivas para a saúde, economia e meio ambiente. Os biocombustíveis estão alinhados aos compromissos do governo para cumprir os objetivos anunciados de neutralização de carbono”, disse Battistella. “E nosso primeiro desafio é retomar a agenda da mistura voltando de 10% para 13%. Muitas empresas estão fazendo investimento e precisamos voltar a esse nível de mistura”, completou.
Sustentabilidade


“Ninguém tem dúvida sobre a importância do biodiesel para a sustentabilidade do país. Estamos em um momento muito importante para o setor e vamos precisar do parlamento para que possamos avançar com segurança. Este é o caminho para que o Brasil produza querosene de aviação e diesel verde”, afirmou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina.


O ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, ressaltou a capacidade da ciência em transformar recursos naturais em termos de biocombustíveis. “A Ciência e Tecnologia podem ajudar a ampliar e a ter uma produção mais eficiente”, concluiu.


Quem fez eco a esta afirmação foi o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD). “Temos de trabalhar para que os produtores possam avançar, que as leis possam incentivar e, acima de tudo, não podemos esquecer o compromisso que o Brasil tem com a sustentabilidade e precisamos reforçar isso perante o mundo”, concluiu.


O evento também contou com a participação do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e do Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Coelho, que representou o Ministro Bento Albuquerque, que estava em viagem.


Boa notícia
Battistella disse ter sido surpreendido positivamente com uma boa notícia transmitida pelo deputado Ricardo Barros, (PP/PR), que protocolou o Projeto de Lei que estabelece o Programa Nacional dos Combustíveis Avançados Renováveis com o objetivo de incentivar a pesquisa e fomentar a produção e consumo dos biocombustíveis avançados.


Além de deputados e senadores, o evento contou com a presença do presidente do Conselho Superior da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, e do presidente Executivo da Abiove, André Nassar, além de muitos produtores de biodiesel.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03 ago 2021

Mapa prepara novo cadastro nacional para registro de agricultores familiares

+
SAIBA MAIS
02 ago 2021

Cidades movidas a hidrogênio

+
SAIBA MAIS
01 ago 2021

Frente Parlamentar Mista do Biodiesel refuta críticas relacionadas à mistura do biodiesel

+
SAIBA MAIS
30 jul 2021

Produtor de biodiesel quer revisão de normas

+
SAIBA MAIS
30 jul 2021

APROBIO alerta sobre fake news relacionadas à mistura de biodiesel

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO