O Fórum Nordeste reúne, nesta segunda-feira (dia 2), líderes nacionais do setor sucroenergético e de bioenergia com autoridades da República. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, confirmou presença, da mesma forma que a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o prefeito do Recife, João Campos. Outros integrantes dos poderes executivo e legislativo também estarão presentes.
Será o primeiro encontro com protagonismo do setor sucroenergético, desde o lançamento da Política Nacional de Transição Energética (PNTE), pelo Governo Federal. A pauta do Fórum Nordeste é mais ampla, mas os temas que se relacionam com a transição energética.
Os painéis vão tratar do potencial do Brasil com a descarbonização, a eletrificação da economia, o uso do gás na transição energética, a economia de baixo carbono e as estratégias do setor sucroenergético. É um setor que movimenta dezenas de bilhões de dólares. No anúncio feito do PNTE, dia 26, as estimativas oficiais previam R$ 2 trilhões de novos investimentos no setor.
O Fórum Nordeste 2024 em sua 13ª edição contará com seis painéis que reúnem palestrantes e mediadores especializados em temas relevantes para a economia do setor.
As palestras vão tratar da reforma tributária no ambiente de negócios; estratégias de descarbonização e o desenvolvimento local; eletrificação da economia e mercado livre; o potencial do Brasil na transição energética; o gás como agente da transição energética; e os avanços da economia de baixo carbono.
Debates
Cada painel contará com convidados em destaque. O secretário extraordinário da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda Bernard Appy será a voz de abertura a falar sobre as mudanças que podem transformar o imposto em um indutor da descarbonização da economia.
O vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis, João Irineu Medeiros, é o palestrante do segundo painel: “Estratégias de descarbonização e desenvolvimento local”. Sua apresentação será a voz de uma das mais destacadas montadoras de veículos do país a tratar de expectativas e perspectivas de marcas com presença internacional.
Phyllipe Pinheiro Morais, gerente do departamento de Soluções Verdes Industriais da Neoenergia, vai abordar, no terceiro painel, a “Eletrificação da economia e mercado livre: descarbonização com redução de custos da cadeia produtiva”. Pauta necessária, em um evento que trata de energias limpas.
O Fórum terá como palestrante do quarto painel Plínio Nastari, CEO da Datagro, uma das maiores consultorias de commodities do país, com especialização em biocombustíveis. Ele vai abordar “O potencial do Brasil na transição energética”.
Em um debate que discute a viabilidade do Hidrogênio Verde (H2V) como combustível sem pegada de carbono para o futuro, o Fórum tratou de um momento anterior na palestra: “O gás natural como agente na transição energética”. O assunto será posto pelo diretor técnico comercial da Coopergás, Roberto Zanella.
Empresários tendem a olhar para a frente. A palestra de encerramento do encontro tem como título “Avanços no Brasil rumo a uma economia de baixo carbono”. Rafael Dubeux, assessor especial do Ministério da Fazenda, será o palestrante.
Serviço:
Fórum Nordeste 2024
Dia 2 de setembro
No Recife, Pernambuco
Transmissão ao vivo no pelo Canal do YouTube %u2015 https://youtu.be/avit890ONeA
O acesso ao evento é exclusivo para convidados e credenciados
PROGRAMAÇÃO
9h SOLENIDADE DE ABERTURA
- PRÊMIO FÓRUM NORDESTE
10h15 PAINEL 1
A REFORMA TRIBUTÁRIA E SUA IMPORT NCIA PARA O AMBIENTE DE NEGÓCIOS DO BRASIL
Palestrante: Bernard Appy, Secretário Extraordinário da Reforma Tributária no Ministério da
Fazenda
Mediador: Renato Cunha, Presidente Sindaçúcar Pernambuco, Presidente Executivo da
Novabio e Vice-Presidente da Bioenergia Brasil
Participantes: Evandro Gussi, Presidente e CEO da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA); Luís Roberto Pogetti, Presidente do Conselho de Administração da Copersucar; Mário Campos, Presidente Bioenergia Brasil e do SIAMIG de Minas Gerais.
11h30 PAINEL 2
ESTRATÉGIA DE DESCARBONIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Palestrante: João Irineu Medeiros, Vice-Presidente de Assuntos Regulatórios Stellantis
Mediador: André Luiz Baptista Lins Rocha – Presidente FIEG e do SIFAEG
Participantes: Edmundo Coelho Barbosa, Presidente Executivo do Sindálcool PB; Pietro Adamo Mendes, Secretário de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis.
12h30 PAINEL 3
ELETRIFICAÇÃO DA ECONOMIA E MERCADO LIVRE: DESCARBONIZAÇÃO COM REDUÇÃO DE CUSTOS DA CADEIA PRODUTIVA
Palestrante: Phyllipe Pinheiro Morais, Gerente do Departamento de Soluções Verdes
Industriais da Neoenergia
Mediadora: Rita Knop, Diretora Comercial da Neoenergia em Negócio Liberalizado
ParticipanteS: Ana Luiza Ferreira, Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha; Fernando Dueire, Senador MDB/PE
13h30 - ALMOÇO DE NEGÓCIOS OFERECIDO NO LOCAL DO EVENTO
14h30 PAINEL 4
O POTENCIAL DO BRASIL NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
Palestrante: Plínio Nastari, Presidente e CEO da DATAGRO Consultoria
Mediador: Pedro Robério Nogueira, Presidente Sindaçúcar Alagoas e Vice-Presidente do
COAGRO CNI
Participantes: Cintia Cristina Ticianeli, Diretora da Agroserra Industrial e FIEMA – Maranhão;
Eduardo de Queiroz Monteiro, Presidente do Grupo EQM; Guilherme Nolasco, Presidente Executivo da União Nacional de Etanol de Milho.
15h15 PAINEL 5
O GÁS NATURAL COMO AGENTE NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
Palestrante: Roberto Zanella, Diretor Técnico Comercial da Copergás
Mediador: Plínio Nastari, Presidente e CEO da DATAGRO Consultoria
Participantes: Alessandro Gardemann, CEO GEO Biogás & Tech; Antônio Cesar Salibe, CEO UDOP – União Nacional de Bioenergia; João Guilherme Matos, Diretor Executivo da ONCORP
16h15 PAINEL 6
AVANÇOS NO BRASIL RUMO A UMA ECONOMIA DE BAIXO CARBONO
Palestrante: Rafael Dubeux, Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda
Mediador: Luciano Rodrigues, Economista e Diretor de Inteligência Setorial da ÚNICA/SP
Participantes: Donizete Tokarski, CEO da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene;
Ecio Costa, Professor titular de Economia da UFPE, Sócio-fundador da CEDES Consultoria.
Fonte: Diário de Pernambuco
Biocombustível de macaúba terá preço competitivo com do fóssil, diz diretor da Mubadala
Mercado de carbono é aprovado após acordos com agro, térmicas e distribuidoras
Na COP 29, Alckmin projeta Brasil como protagonista da nova economia global