HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
05 fev 2024 - 10:10
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

FINEP lança com MME editais para financiamento de projetos de inovação para Energias Renováveis e Bioeconomia

O secretário-executivo adjunto do Ministério de Minas e Energia (MME), Fernando Colli, representou a pasta no webinar de apresentação da seleção pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), realizado nesta quarta-feira (31/01). O objetivo é conceder recursos para o desenvolvimento de produtos ou processos inovadores em energias renováveis e bioeconomia.


Durante sua participação, Colli destacou a integração entre as políticas de inovação, industrial e energética para atingir o desenvolvimento econômico e social, focado em sustentabilidade.


No âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), foram construídas missões a fim de nortear os esforços da Nova Indústria Brasil, com destaque para o papel do MME na transição energética.


"A Transição Energética é um imperativo, mas também uma oportunidade para o Brasil, temos todas as condições para sermos líderes no processo, com consequente crescimento econômico e geração de empregos de qualidade. Os investimentos em inovação são chave para que internalizamos processos produtivos e industriais", reforçou Colli.


O secretário-executivo adjunto também destacou o alinhamento dos editais com a política de transição energética brasileira, a qual contempla a geração de energia com fontes renováveis, tecnologias de armazenamento de energia e hidrogênio de baixa emissão. Outro ponto de destaque foi a importância da inovação para o desenvolvimento de tecnologias de transmissão de energia, tanto no que diz respeito à infraestrutura quanto à digitalização.


Em 2023, o Brasil realizou os maiores leilões de transmissão da história e a meta do MME é manter o ritmo de atração desses investimentos em 2024. "A Transmissão é o que permite com que o Brasil seja essa potência sustentável, com índices elevados de renováveis na matriz. Essa presença também é muito importante para o setor elétrico", disse.


A iniciativa visa a apoiar projetos inovadores, de risco tecnológico e relevantes para a sociedade, com promoção do adensamento de cadeias produtivas nacionais em segmentos como solar, eólica, hidrogênio, armazenamento de energia, transmissão e combustíveis sustentáveis, tanto no campo da biotecnologia como no desenvolvimento de plantas piloto e de demonstração.


Podem apresentar projetos empresas de todos os portes, que tenham iniciativas com nível de maturidade intermediário (TRLs entre 3 e 7).


 


Fonte: Ministério de Minas e Energia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
15 abr 2024

Combustível do Futuro terá investimentos de R$ 200 bi, diz Alceu Moreira

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO