Encontro online acontece nesta quarta (12) e quinta-feira (13) e faz parte da Semana da Europa. Entre convidados, designers e arquitetos do Brasil, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Eslovênia, Finlândia e Portugal
Cidades mais sustentáveis, retomada verde, bioeconomia e novo modo de vida e consumo, no contexto do design e da arquitetura, são temas de palestras, entrevistas e exposição de casos durante dois dias, a partir desta quarta-feira (12). O "Café com Europa" abre a 17ª Semana da Europa que, neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, é totalmente digital, em formato webinar.
Os encontros são gratuitos e reúnem profissionais do design e da arquitetura do Brasil, da Alemanha, da Bélgica, da Dinamarca, da Eslovênia, da Finlândia e de Portugal (saiba abaixo como participar).
Segundo o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, o "Café com Europa" celebra a declaração de Robert Schuman, de 1950, quando o então Ministro dos Negócios Estrangeiros da França lançou as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.
A realização do "Café com Europa" é da Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia (Eunic), presidida este ano pela Embaixada da Itália, e da Delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Europeo di Design (IED).
"A presidência italiana da Eunic tem o intuito de contribuir para o fortalecimento da diplomacia cultural e estreitar ainda mais os profundos laços de amizade entre Brasil e Europa", afirma o embaixador da Itália, Francesco Azzarello. Para ele, "o encontro entre designers e arquitetos brasileiros e europeus é uma forma de colocar os jovens e a retomada verde no centro da pauta".
"O design oferece uma linguagem universal e moderna para interpretar os desafios do futuro, com muitas aplicações em setores diferentes da cultura e da produção. Mesmo nesse espaço virtual não esquecemos que estamos na linda cidade de Brasília, símbolo do convívio entre natureza e arquitetura", diz ele.
"O encontro entre designers e arquitetos brasileiros e europeus é uma forma de colocar os jovens e a retomada verde no centro da pauta", diz Azzarello.
"Neste momento sensível da pandemia, é a cultura que nos une e nos fortalece ainda mais quando ficamos em casa", diz o embaixador.
O que é a Semana da Europa no Brasil?
A Semana da Europa no Brasil começou em 2005, como um projeto que reunia Aliança Francesa, Cultura Inglesa e Goethe-Zentrum Brasília. Atualmente, é organizada pela Eunic Brasília, que representa os estados membros da União Europeia e a Delegação da UE, com a participação de parceiros locais e internacionais.
A Eunic é uma plataforma global que reúne os 27 países membros da União Europeia em mais de 90 países, por meio de uma rede de 125 "clusters" juntando as experiências dos países membros, dos países associados e dos parceiros locais.
No Brasil são seis clusters: Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Porto Alegre. Em Brasília, a Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia é presidida pela Embaixada da Itália, sendo as duas vice-presidências da Alemanha (Goethe-Zentrum) e de Portugal (Instituto Camões – Centro Cultural Português).
Café com Europa
Quando: quarta (12) e quinta-feira (13)
Onde: nos canais do YouTube da Semana da Europa, da UnBTV e do Instituto Europeo di Design (com tradução simultânea inglês/português)
Horário: das 9h às 13h, com 30 minutos de duração cada; participantes podem interagir ao vivo e fazer perguntas pelo chat
Fonte: G1
“Brasil se torna a grande potência verde do mundo com Combustível do Futuro”, afirma Alexandre Silveira
Agro sustentável impulsiona liderança brasileira na transição energética, destaca Fávaro