HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
02 jun 2021 - 17:58
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Estudo nos EUA conclui que aplicação de biodiesel (B100) em transporte e sistema de aquecimento poderia salvar vidas

A saúde tem sido um dos vetores na estratégia a longo prazo dos Estados Unidos. Desde o ano passado, o país tem alocado esforços em ações que mudem o panorama das condições ambientais, priorizando um ar mais limpo e saudável. Com base nisso, uma pesquisa realizada pela Trinity Consultants, comprovou que o biodiesel tem impactos positivos no dia a dia da população, trazendo benefícios para a saúde.


O estudo aponta que usando combustíveis renováveis como biodiesel e diesel renovável, é possível trazer grandes melhorias na vida das pessoas porque o produto é uma alternativa melhor e mais limpa ao diesel de petróleo. Para se ter ideia, em média, o biodiesel reduz a emissão de carbono em 74%. Além da redução das emissões de gases de efeito estufa, o levantamento demonstrou que o biodiesel resulta em uma infinidade de benefícios, entre os quais, a redução de risco de câncer, diminuição de mortes prematuras e de ataques de asma.


Patrocinada pela National Biodiesel Board (NBB) americana com apoio do Nebraska Soybean Board, South Dakota Soybean Research & Promotion Council, California Advanced Biofuels Alliance, Iowa Soybean Board e Wisconsin Soybean Marketing Board, a pesquisa traz avaliações que demonstram os prós do biodiesel no que diz respeito à saúde pública e à economia resultante da substituição de diesel à base de petróleo para 100% de biodiesel (B100) para óleo de aquecimento doméstico e transporte em 13 comunidades nos Estados Unidos que apresentavam altas taxas de poluição de diesel de petróleo (por exemplo, portos, rodoviárias, centros de distribuição, áreas com alto tráfego urbano e comunidades que usam óleo para aquecimento de petróleo para aquecimento de ambientes).


Neste caso, os pesquisadores descobriram que a mudança para biodiesel nas comunidades estudadas garantiria:
- 340 mortes prematuras a menos.
- 46.000 dias de trabalho perdidos a menos.
- US$ 3 bilhões em custos evitados com cuidados de saúde.


Somente no setor de transporte, os benefícios incluíram uma redução potencial de 45% no risco de câncer com o uso de caminhões pesados que usam B100, além da redução de casos de asma. A pesquisa também apontou que com o uso do Bioheat® feito de 100% de biodiesel, haveria uma redução de 86% no risco de câncer e 17.000 problemas pulmonares a menos a cada ano.


Os pesquisadores descobriram também que as comunidades ao redor do Porto de Los Angeles evitariam cerca de US$ 1,69 bilhão em custos de saúde a cada ano devido à melhoria da qualidade do ar na forma de mortes prematuras reduzidas e custos de saúde e aumento da produtividade.


O estudo mostrou que é possível salvar vidas investindo em uma solução comprovadamente mais adequada: o biodiesel. O produto capaz de impactar na saúde das pessoas e ajudar o mundo a se mover em direção à descarbonização por meio de combustíveis alternativos avançados, com os biocombustíveis.


Com base no estudo, é possível investir em um produto capaz de trazer um impacto rápido na saúde humana. Vale lembrar que o estudo, no entanto, avaliou apenas treze comunidades americanas, demonstrando que os resultados são apenas a ponta do iceberg no que diz respeito ao que o B100 pode trazer de benefícios substanciais para a população.


Fonte:
Floyd Vergara, Diretor de Assuntos Governamentais do Estado, Conselho Nacional de Biodiesel - National Biodiesel Board (NBB)
Especial para The Digest
https://www.biofuelsdigest.com/bdigest/2021/05/31/biodiesels-impact-on-public-health/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO