HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
17 mar 2022 - 18:40
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Estudo associa poluição atmosférica com risco maior de doenças autoimunes

Um estudo publicado nesta semana na revista RMD Open sugere que a exposição à poluição do ar no longo prazo pode aumentar o risco de incidência de doenças autoimunes. De acordo com a análise, de pesquisadores da Universidade de Verona, Itália, o risco de artrite reumatoide é 40% maior entre as pessoas expostas por períodos prolongados de tempo a material particulado fino (PM10 e PM2,5); já o risco de doença inflamatória intestinal, como colite ulcerativa e doença de Crohn, é 20% maior; doenças do tecido conjuntivo, como lúpus, tem 15% mais chance de surgir entre as pessoas expostas a níveis elevados de poluição do ar.


Os pesquisadores analisaram informações de 81,3 mil homens e mulheres na Itália entre junho de 2016 e novembro de 2020. Desse total, cerca de 12% foram diagnosticados com doença autoimune no período. O estudo concluiu que a exposição geral a longo prazo a partículas de poluentes acima dos níveis considerados seguros para a saúde humana aumenta em até 13% o risco de doenças autoimunes.


“Nosso estudo fornece novas evidências da vida real sobre a ligação entre essas doenças autoimunes e exposição à poluição do ar”, destacou Giovanni Adami, um dos autores da pesquisa, ao Guardian. “No entanto, uma relação causal é difícil de provar. De fato, é improvável que estudos controlados randomizados possam ser conduzidos sobre esse tópico”.


Fonte: Revista RMD Open

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30 jun 2022

ANP aprova a realização de consulta e audiência públicas para adoção de medida preventiva em relação a estoques de diesel A S-10

+
SAIBA MAIS
30 jun 2022

ANP fará consulta e audiência públicas sobre inclusão de operação para emissão de CBIOs

+
SAIBA MAIS
29 jun 2022

BSBIOS e Embrapa desenvolverão cereais de inverno para produção de etanol

+
SAIBA MAIS
29 jun 2022

Fórum Nacional discute oportunidades para o Trigo

+
SAIBA MAIS
27 jun 2022

Biocombustíveis serão tema de debates no Fórum Nacional do Trigo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO