HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
31 out 2018 - 09:59
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Pesquisa documenta os efeitos rápidos das mudanças climáticas nas plantas e seus ecossistemas

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que as mudanças climáticas estão alterando drasticamente as comunidades de plantas terrestres e seus ecossistemas, em um ritmo tão rápido que ter uma linha de base estável para realizar experimentos está se tornando cada vez mais difícil.


Em um artigo intitulado 'Ambient changes exceed treatment effects on plant species abundance in global change experiments', publicado recentemente na revista Global Change Biology , o autor Adam Langley, PhD e co-autor Samantha K. Chapman, ambos professores adjuntos do Departamento de Biologia de Villanova.

Juntamente com uma equipe de 16 pesquisadores, documentaram descobertas que compararam a abundância de plantas ambientais (crescendo em condições naturais) com plantas em parcelas experimentalmente tratadas com dióxido de carbono elevado, nutrientes, água e aquecimento para simular futuras mudanças ambientais.

Os pesquisadores compararam a mudança na abundância de plantas ambientais para as tratadas. Usando um banco de dados de estudos de mudança global de longo prazo em um período de 30 anos, a equipe estimou a abundância de plantas em 791 espécies de plantas em parcelas ambientais e tratadas em 16 experimentos de mudança global a longo prazo, gerando 2.116 combinações de experimento-espécies-tratamento . Os resultados foram surpreendentes.

Para a maioria das espécies (57 por cento), de acordo com o artigo, a magnitude da mudança ambiental foi maior do que a magnitude dos efeitos do tratamento - o oposto do resultado esperado pelos pesquisadores.

'Uma preponderância de evidências sugere que a mudança climática está alterando drasticamente as comunidades de plantas terrestres', afirma o artigo.

A publicação do artigo sobre a Biologia da Mudança Global é particularmente oportuna dada a publicação em 7 de outubro do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.

'O relatório do IPCC afirma que já estamos na metade do caminho para o limite de aquecimento de 1,5 grau C., acima do qual teremos efeitos globais severos', disse Langley. 'Com as políticas atuais, é provável que superemos esse limite nos próximos 20 anos.'

Isso sinaliza que mudanças ainda mais dramáticas nas comunidades de plantas seriam esperadas nas próximas décadas, disse Langley. 'Localmente, muitas espécies de plantas que estamos acostumadas a desaparecer, e as novas vão tomar seus lugares à medida que as populações de plantas migram, se ajustam ou se extinguem. O que esta grande mudança significa para o nosso planeta continua a ser visto '.

'Uma das principais conclusões do relatório do IPCC que apóia nossas descobertas é que as mudanças em muitos ecossistemas podem estar acontecendo mais rapidamente do que pensávamos', concordou Chapman. 'As plantas estão mudando sob nossos pés enquanto tentamos prever o futuro'.

O artigo aponta que os humanos estão alterando muitos dos fatores que controlam quais plantas são bem-sucedidas e quais fracassam. Por exemplo, a concentração ambiental de dióxido de carbono na atmosfera é agora cerca de 50% maior do que nos tempos pré-industriais. No final deste século, a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera poderia triplicar o nível pré-industrial, de acordo com Langley.

'As plantas são a base da cadeia alimentar e impulsionam o ciclo do carbono, os ciclos de nutrientes e os ciclos da água em que nos baseamos', disse Langley. 'Quando as espécies de plantas mudam, tudo o que há no ecossistema pode seguir.'

Ele acrescentou: 'Estamos tentando simular como será a Terra Futura com a mudança global, mas, a mudança climática e a poluição por nutrientes estão mudando os ecossistemas tão rapidamente que é difícil experimentar além dessas mudanças. Diante de mudanças ambientais contínuas, nossos experimentos podem ser como ‘rearranjar espreguiçadeiras no Titanic’ '.

Fonte: EcoDebate
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO