HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
06 mai 2020 - 09:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Especialistas recomendam medidas de estímulo 'verdes' para retomada após pandemia

Estudo mostra que investimentos sustentáveis podem gerar maiores retornos para a economia e combater mudanças climáticas


A paralisia econômica provocada pelo novo coronavírus levanta uma importante questão para o médio e longo prazo: como será a retomada após a pandemia? Um estudo publicado nesta terça-feira no periódico “Oxford Review of Economic Policy” recomenda que o mundo aproveite a tragédia para evitar outra, a do caos climático, pautando a recuperação com investimentos sustentáveis.


— A redução das emissões provocada pela Covid-19 pode ter vida curta — afirmou Cameron Hepburn, pesquisador da Universidade de Oxford e autor principal do estudo. — Mas este relatório mostra que podemos escolher por uma retomada melhor, mantendo muitas das melhorias recentes que vimos com o ar mais limpo, o retorno da natureza e a redução nas emissões de gases-estufa.


Hepburn se uniu a um grupo internacional de especialistas renomados, que inclui o vencedor do Nobel Joseph Stiglitz, da Universidade Columbia, e o climatologista britânico Nicholas Stern, da London School of Economics. Eles catalogaram mais de 700 políticas de estímulo adotadas desde a crise financeira de 2008 em 25 categorias, e entrevistaram 231 especialistas de 53 países, incluindo representantes de ministérios da economia e bancos centrais.


Os pesquisadores ranquearam as 25 diferentes categorias segundo quatro características: quão rápida a política pode ser implementada, qual o retorno econômico por cada dólar dos cofres públicos investido, por quanto tempo gerará retorno e qual a contribuição para a redução das emissões de gases estufa.


E a conclusão é a de que políticas verdes geram resultados melhores, tanto para o meio ambiente como para a economia. Projetos sustentáveis criam mais empregos, geram maior retorno de curto prazo por dólar investido e maior economia no longo prazo, em comparação com estímulos fiscais tradicionais.


E os entrevistados também demonstraram maior apreço por políticas verdes. Sem contar as medidas de liquidez e investimentos nos sistemas de saúde, obrigatórias para salvar vidas, os especialistas deram preferência a medidas com maiores benefícios ambientais, como investimentos em infraestruturas de energia limpa, modernização da rede elétrica, reabilitação de zonas costeiras e pesquisas em áreas como armazenamento de energia e captura de carbono.


Com esses resultados, os pesquisadores recomendam que países ricos e industrializados devem focar investimentos na infraestrutura limpa, como usinas solares e eólicas, na modernização das redes elétricas e no uso do hidrogênio.


Para países pobres e em desenvolvimento, governos devem incentivar produtores rurais a investirem numa agricultura mais sustentável, com menos emissões de gases do efeito estufa.


Na semana passada, a chanceler alemã, Angela Merkel, e a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, defenderam o investimento em políticas sustentáveis para a retomada da economia, e o debate emergiu nos EUA, na Índia e na Coreia do Sul.


Nos últimos três meses, mais de US$ 7 trilhões já foram direcionados para esforços de mitigação da crise, mas a maior parte do dinheiro foi apenas para o fortalecimento da liquidez das economias, com medidas como o pagamento direto à população e empréstimos para empresas. A retomada econômica exigirá mais alguns trilhões de dólares, que podem definir o futuro climático do planeta.


— Nós já temos estoque de capital suficiente para nos levar ao aquecimento de 2 graus Celsius — disse Hepburn, em entrevista à Bloomberg, se referindo à meta do Acordo Climático de Paris. — Se colocarmos mais US$ 10 trilhões em combustíveis fósseis, podemos dar um beijo de adeus a Paris.


Fonte: PEGN

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO