HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
03 nov 2021 - 11:55
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Erasmo Carlos Battistella na COP26: Os biocombustíveis são uma solução real e imediata para ajudar na luta contra o aquecimento global

Erasmo Carlos Battistella na COP26: Os biocombustíveis são uma solução real e imediata para ajudar na luta contra o aquecimento global

Erasmo Carlos Battistella, CEO da BSBIOS, reforçou em palestra hoje na COP26 a necessidade de os países realizarem investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento e incentivarem os biocombustíveis como opção imediata para a transição global para uma matriz energética mais limpa


O Brasil já comprovou que os biocombustíveis têm um papel concreto e imediato para a transição energética global para uma matriz mais limpa. Essa foi a mensagem de Erasmo Carlos Battistella, CEO da BSBIOS, durante a apresentação “Biocombustíveis – uma solução real”, realizada nesta quarta-feira (03/11) no Pavilhão Brasil da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26). Battistella foi presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO) por 10 anos e destacou a experiência da trajetória brasileira no setor, o que permitiu ao país ter 25% da matriz com uso de biocombustíveis, sendo 5% com biodiesel.


“No Brasil, os biocombustíveis são vistos como uma energia limpa e sustentável para o futuro, fruto de uma bonita história de políticas públicas e investimentos privados que desenvolveram esse patrimônio nacional e levaram o país a ser referência mundial”, disse Battistella. Só a BSBIOS já produziu, desde 2011, 4,9 bilhões de litros de biodiesel, o que corresponde a 9,4 milhões de toneladas de CO2 evitados.


“Precisamos que a COP26 reconheça esse protagonismo em um cenário de sustentabilidade para que o produto esteja contemplado imediatamente nas políticas públicas em vários países, gerando um ar mais limpo nas grandes cidades e empregos verdes no campo”, analisou.


“Os biocombustíveis têm um custo, mas qual o custo real de não se investir em descarbonização? Qual seria o custo de não ter biodiesel no Brasil?”


O empresário também destacou a importância de convencer os investidores institucionais e os setores financeiros a comprometer quantias significativas de capital no combate às mudanças climáticas. O próprio ECB Group já está explorando o potencial dos biocombustíveis da segunda onda por meio do projeto Omega Green, um investimento de 1 bilhão de dólares em uma biorrefinaria de biocombustíveis avançados no Paraguai, com início de operação previsto para 2025.


A iniciativa será a primeira desse tipo no hemisfério sul para produção do diesel renovável HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), o combustível renovável para aviação (Synthetic Paraffinic Kerosene – SPK), também conhecido como Sustainable Aviation Fuel (SAF) e o Green Naphtha (usado na indústria química para fazer plástico verde, entre outros produtos).


Além disso, a companhia já fechou contratos de venda de parte da produção da Omega Green para Shell e BP. Bem como investiu na aquisição de matérias-primas com um contrato para aquisição de óleo pongâmia, matéria-prima originada de modelo de conservação e reflorestamento baseado nos princípios do Sistema Silvipastoril (SSP), combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área, ao mesmo tempo, e manejados de forma integrada.


“Somos contra o desmatamento e entendemos que os biocombustíveis é uma rota para recuperação de áreas degradadas”, destacou Battistella.  “Esse projeto é feito por pessoas e para as pessoas em primeiro lugar. Não quero ser cobrado pelas minhas filhas por não ter colaborado na luta por um mundo com menos poluição e aquecimento”, completou.


Carbono Neutro até 2030


Com foco de atuação nas áreas do Agronegócio e de Energia Renovável, o planejamento estratégico do ECB Group definiu o foco do investimento em negócios sustentáveis com o objetivo de ser o maior produtor de biocombustíveis avançados da América Latina até 2025. Outra parte importante do planejamento é fomentar negócios que posicionem a organização entre as três maiores produtoras de biocombustíveis do mundo, além de se tornar Carbono Neutro até 2030.


Agora é a hora!


Alguns países categorizam os biocombustíveis como uma energia de transição, mas eles têm um papel muito maior do que isso. “O produto está pronto para cumprir sua missão na transição da matriz energética com baixo custo de investimento e sem a necessidade de mudanças estruturais – uma solução ideal para os grandes centros urbanos”, explicou Battistella.


É importante notar também que o aumento da produção de biocombustíveis ajuda a impulsionar a produção de alimentos. Isso porque o farelo resultante dessa produção é usado na produção de proteína animal. A América Latina tem potencial para produzir muito mais matéria-prima para biocombustíveis e terá um papel importante na redução das emissões globais, sem afetar a floresta.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO