HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
13 dez 2023 - 14:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Empresário Erasmo Carlos Battistella destaca potencial da energia limpa e renovável brasileira em apresentação do GT de Transição Energética do Conselhão ao presidente Lula

“Como o potencial brasileiro de energia renovável, podemos ajudar o mundo a realizar sua transição energética e, ao mesmo tempo, alavancar o desenvolvimento econômico social e a reindustrialização do país”, destacou Battistella


O Grupo de Trabalho (GT) Transição Energética do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável apresentou os seus resultados e propostas ao Presidente Luis Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (12/12) no Palácio do Planalto, em Brasília. Coube ao conselheiro e presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, representar os 40 conselheiros que participaram desse GT e apresentar o resumo de recomendações resultado das discussões e estudos realizados em 20 reuniões.


Além de Battistela, foram coordenadores do GT Transição Energética:


Deyvid Bacelar - Assumiu em 2020 a Coordenação Geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Ingressou na Petrobrás em 2006. Representa a CUT/CNQ/FUP.


Marcelo Moraes - É Presidente do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade doSetor Elétrico - FMASE, Vice-Presidente da Associação Brasileirados Investidores em Autoprodução de Energia.


Elbia Gannoum - Presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica) e vice-presidente do Global Wind Energy Council.


Marcos Augusto Guerra - Empresário e fundador do Grupo Energis8 do Brasil, tem trêsdécadas e meia de experiência em comércio e relações internacionais. Atua na ONG Desengarrafando Mentes.


Rubens Ometto - Presidente do Conselho de Administração do Grupo Cosan.


Os trabalhos contaram com o apoio dos ministérios de Minas e Energia, do Meio-Ambiente, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, das Relações Exteriores, da Fazenda e da Casa Civil.


 


ERASMO CARLOS BATTISTELLA:


“Transição Energética é o maior desafio para a descarbonização da economia global. No Brasil, apenas 20% das emissões de carbono provêm do setor energético. As emissões de carbono per capita do Brasil associadas ao setor de energia equivalem a 36% da União Europeia, 26% da China e 15% dos EUA.


Nosso patrimônio em transição energética é imenso no Brasil, com 85% da eletricidade gerada de fonte limpa; com os biocombustíveis, como etanol e o biodiesel, e com nossa Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), que precisa ser fortalecida.


Como o potencial brasileiro de energia renovável, podemos ajudar o mundo a realizar sua transição energética e, ao mesmo tempo, alavancar o desenvolvimento econômico social e a reindustrialização do país.


Precisamos avançar nas políticas públicas com a aprovação do Projeto de Lei dos Combustíveis do Futuro e trabalhando no Arcabouço Legal-Institucional para criar os incentivos adequados para a descarbonização do setor energético no Brasil, para aproveitar as oportunidades geradas pela transição energética, destravar investimentos e para promover a reinserção do país nas cadeias avançadas da economia global e promover uma transição energética justa e inclusiva.


Nossa expectativa é de avançar nos marcos regulatórios para produção de hidrogênio de baixo carbono, para definição do mercado de carbono, do modelo de eólicas offshore, e da definição de um Programa de Mobilidade Sustentável para acompanhar o PL Combustíveis do Futuro a partir de um benchmark internacional sobre estratégias de mobilidade sustentável.


Precisamos de iniciativas de geopolítica para criar acordos internacionais com o Oriente Médio e a Ásia, que permitam exportar a nossa produção de energias limpas. E assim nos tornarmos o maior produtor de energia limpa do mundo!”


Battistella agradeceu ainda a contribuição de Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer, e de Marcelo Araújo, Diretor Executivo Corporativo do Grupo Ultra Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Downstream / Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás.


Em discurso no final do evento, o Presidente Lula agradeceu as sugestões de todos os grupos e pediu ao Ministro Alexandre Padilha o estudo de viabilidade econômica de todos os projetos para suas implantações.


 


Fonte: Notícias Agrícolas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
15 abr 2024

Combustível do Futuro terá investimentos de R$ 200 bi, diz Alceu Moreira

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO