HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
20 abr 2021 - 16:20
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Emissões globais de CO2 terão segundo maior aumento da história em 2021, diz Agência Internacional de Energia

Relatório da entidade apontou aumento de 1,5 bilhão de toneladas nas emissões para este ano, motivadas por uma recuperação na demanda de carvão no setor de energia. Crescimento do carvão neste ano deve ser 60% maior do que o de todas as energias renováveis juntas.


As emissões globais de gás carbônico (CO2) terão o segundo maior aumento da história em 2021, afirmou a Agência Internacional de Energia (AIE) em seu relatório anual sobre energia global, divulgado nesta nesta terça-feira (20). O aumento nas emissões será de 1,5 bilhão de toneladas.
Segundo o relatório, o crescimento das emissões será motivado pela recuperação na demanda de carvão, principalmente no setor de energia. O crescimento do carvão neste ano deve ser 60% maior do que o de todas as energias renováveis juntas.


"Esta recuperação econômica é tudo menos sustentável para o nosso clima", afirmou, em uma publicação na rede social Twitter, o diretor da AIE, Fatih Birol.


Veja outros pontos do relatório:
 
 


A demanda global de energia deve aumentar 4,6% em 2021. O aumento é maior do que a redução de 4% vista em 2020 e está 0,5% acima dos níveis de 2019.
Quase 70% do aumento projetado na demanda global de energia ocorre em mercados emergentes e economias em desenvolvimento – onde a demanda deverá aumentar para 3,4% acima dos níveis de 2019. O uso de energia em economias avançadas deve ficar 3% abaixo dos níveis anteriores à pandemia.
A demanda global de carvão deve crescer 4,5% neste ano – ficando mais alta do que em 2019 e perto de seu pico, em 2014.
A demanda de petróleo também está se recuperando rapidamente, mas, com o setor de aviação ainda lento, deve ficar abaixo do pico de 2019.
O crescimento das energias renováveis está acelerando, com a energia solar e eólica registrando aumentos recordes.
A eletricidade renovável deve crescer mais de 8% em 2021, sendo responsável pela maior parte do aumento no fornecimento de energia global. Quase metade do crescimento vem da China, seguida pelos Estados Unidos e União Europeia.
Por outro lado, com o aumento na demanda por carvão, 80% da queda de emissões em 2020 seria revertida, com as emissões terminando apenas 1,2% abaixo dos níveis de 2019.
 
 


"São necessárias grandes mudanças de política para alterar essas tendências", disse Birol.
 
"Nosso novo relatório mostra que as tendências globais de emissões de CO2 relacionadas com a energia são terríveis. Se os governos não agirem agora para acelerar a mudança dos combustíveis fósseis para a energia limpa, as coisas vão piorar em 2022", afirmou.
 


Bolsonaro falha em preservar condições de vida, diz a ativista Greta Thunberg
 
O diretor lembrou que, nesta semana, ocorrerá a "Cúpula dos Líderes sobre o Clima". A reunião, para a qual o presidente Jair Bolsonaro foi convidado, deverá ter 40 líderes mundiais, marcando a preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP26 – prevista para acontecer de 1º a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia.

 


Entenda o que é a Cúpula de Líderes
 
No encontro, os Estados Unidos vão anunciar a meta americana de redução de emissões de gases estufa até 2030. Os americanos são o segundo maior emissor desses gases do mundo, perdendo apenas para a China.
O intuito das metas é que cada país determine o seu objetivo nacional de modo a evitar que a temperatura do planeta aumente mais que 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais.


Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO