HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
24 mai 2024 - 13:18
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Embraer faz parceria com Avfuel para aumentar uso de combustível sustentável de aviação

A fabricante de aeronaves Embraer anunciou, na quinta (23/5), um acordo com a distribuidora Avfuel para aumentar a utilização do combustível sustentável de aviação (SAF, em inglês) produzido pela Neste no Aeroporto Internacional de Melbourne Orlando (KMLB), na Flórida (EUA), para uma carga por semana.


O transporte aéreo hoje responde por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa. A substituição do querosene fóssil por alternativas renováveis e de baixo carbono é vista como uma das principais rotas para descarbonizar esse setor.


Embraer e Avfuel já mantinham um acordo de SAF desde julho de 2021, para apoio das operações de voo fora do aeroporto de Orlando. Com a atualização, serão entregues 8 mil galões (cerca de 30,2 mil litros) de SAF por trimestre.


No total, a parceria deverá resultar no fornecimento de 240 mil galões (908,5 mil litros) de SAF à Embraer em 2024, representando um aumento significativo em comparação com anos anteriores.


A cada 8 mil galões de combustível sustentável consumido, a companhia estima uma redução de 19 toneladas de emissões de CO2, chegando a 570 toneladas a menos de emissões de carbono no ano.

O investimento da Embraer no SAF mira, principalmente, voos de demonstração, entregas e voos de produção em Melbourne.


Produzido pela Neste a partir de resíduos e matérias-primas residuais de origem sustentável e 100% renováveis, como óleo de cozinha usado, o combustível pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em até 80% em comparação ao QAV de petróleo, se usado em sua forma pura.


A aposta no SAF integra a estratégia da Embraer para alcançar operações neutras em carbono até 2040 e uma aviação com zero emissões líquidas até 2050, alinhado com o compromisso Fly Net Zero da indústria.


Em novembro de 2023, governos de mais de 100 países membros da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao, em inglês) chegaram a um acordo para estabelecer meta de reduzir em 5% a intensidade de carbono do combustível usado nas aeronaves.


Através da adoção de um novo Quadro Global da Icao para SAF, combustíveis de aviação com baixo carbono (LCAF) e outras energias mais limpas, os membros da organização deverão definir suas próprias estratégias para alcançar a meta.


 


Fonte: epbr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14 jun 2024

Comissão de Transições Energéticas afirma que os países podem triplicar a ambição climática até a COP30

+
SAIBA MAIS
14 jun 2024

Empresas brasileiras se instalam nos EUA para aproveitar incentivos à energia limpa

+
SAIBA MAIS
14 jun 2024

Primeiras operações logísticas e agrícolas com uso de Biodiesel 100% mostram o potencial dos combustíveis verdes no Brasil

+
SAIBA MAIS
14 jun 2024

Alexandre Silveira reforça papel mundial do Brasil na transição energética

+
SAIBA MAIS
14 jun 2024

G20 é oportunidade para mudar visão sobre América Latina, dizem líderes

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO