HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONTATO
NOTÍCIA
07 ago 2020 - 16:44
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Dia Internacional do Biodiesel: o futuro está aqui

O Dia Internacional do Biodiesel é o momento de celebrar as conquistas do desenvolvimento de um combustível renovável e limpo, que não agride o meio ambiente, e que tem ainda funções sociais e econômicas muito importantes para o país e para o mundo.


No décimo dia do mês de agosto de 1893, o engenheiro mecânico alemão Rudolf Diesel utilizou o primeiro motor à combustão interna a pistões que explorava os efeitos de uma reação química utilizando óleo de amendoim. O resultado do processo foi o registro da patente de seu motor-reator em 1897, desenvolvido para trabalhar com óleo de origem vegetal. Por esta conquista, o Dia Internacional do Biodiesel é comemorado nesta data.


BIODIESEL NO BRASIL

O Biodiesel começou a se tornar realidade no Brasil em 2008, com a adoção da mistura obrigatória de 2% em todo o território nacional. Instituído em 2005, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) observou uma evolução consistente na adição do biocombustível. O valor inicial, fixado em 2% em volume em 2008, alcançou 5% já em 2010. Nos anos subsequentes, houve a elevação gradual dos percentuais mínimos obrigatórios no diesel B, chegando ao mínimo de 12% em março de 2020 e previsão de aumento até 15% em 2023, seguindo resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Há expectativas que essa evolução continue pelo menos até 20%, em 2028.


Promulgada em dezembro de 2017, a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) iniciou seu cronograma de operacionalização em 2019, sendo que a primeira empresa produtora de biocombustível certificada para a emissão de créditos de descarbonização (CBIOs), no âmbito do RenovaBio, foi uma usina produtora de biodiesel.


Até julho de 2020, já foram produzidos mais de 43,6 bilhões de litros deste biocombustível. Comparativamente, o Brasil continua entre os três maiores produtores e consumidores de biodiesel no ranking internacional, junto aos Estados Unidos e Indonésia. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o setor de biodiesel brasileiro possui um total de 51 usinas produtoras com autorização de produção em dezembro de 2019, com maior concentração nas regiões Centro-Oeste e no Sul do país.

UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL


Está confirmado que o biodiesel traz importantes benefícios ao meio ambiente e para a saúde da população principalmente nos grandes centros urbanos, com a redução significativa na emissão de poluentes e gases do efeito estufa, e muitas vidas poupadas.


Até agora já tivemos 83,5 Mt CO2eq de emissão evitada de gases de efeito estufa, com o consumo de biodiesel em lugar de diesel fóssil no Brasil.


A produção de biodiesel também alavanca renda para os pequenos produtores fazendo inclusão social. A soja representa cerca de 70% das matérias-primas seguida por gordura bovina com 15%. O restante é composto materiais graxos, óleos de palma, de algodão, de fritura e demais gorduras.


Mais biodiesel reduz a dependência de importação de combustível fóssil, possibilita a industrialização dos grãos e o desenvolvimento do agronegócio e do setor de alimentos com o a geração do farelo de grão.


O FUTURO COMEÇA AGORA

A importância do biodiesel para a matriz energética é uma evidência consolidada. Depois de passar pelo momento da crise da pandemia no Brasil e com a retomada dos níveis de consumo pré-crise do diesel, o setor de biodiesel destaca que é importante seguir com as decisões que fortalecem o RenovaBio. Que esta data sirva para refletir a urgência de garantir todos os avanços que envolvem a consolidação do nível de previsibilidade, de parâmetros de operação comercial, de qualidade, de planejamento e de investimento para os produtores de biocombustíveis.

O futuro não pode esperar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30 set 2020

Ministro Bento Albuquerque participa de reuniões de Ministros de Energia do G-20

+
SAIBA MAIS
30 set 2020

O futuro do setor não pode esperar

+
SAIBA MAIS
25 set 2020

RenovaBio: ANP revisa metas individuais de distribuidores para 2020

+
SAIBA MAIS
25 set 2020

Grupo de Trabalho Intercâmaras do MAPA avança sobre proposta comum para Reforma Tributária

+
SAIBA MAIS
25 set 2020

Setor avalia oferta e demanda de biodiesel para L76 em reunião de Monitoramento do Abastecimento do Biodiesel

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO