Hoje, 10 de agosto, é dia de celebrar as conquistas do desenvolvimento de um combustível renovável e limpo, que não agride o meio ambiente. O biodiesel desenvolve a economia nacional com investimentos e gera empregos, apoia o pequeno agricultor, reduz a emissão de gases de efeito estufa e melhora o meio ambiente e a qualidade de vida do cidadão, com mais saúde.
A cadeia produtiva do biodiesel emprega mais de 1,5 milhão de pessoas e já investiu mais de R$ 9 bilhões no país. São 50 usinas autorizadas, instaladas em 14 estados, em todas as regiões do país. O biodiesel desenvolve a economia nacional com investimentos e gera empregos, apoia o pequeno agricultor, reduz a emissão de gases de efeito estufa e melhora o meio ambiente e a qualidade de vida do cidadão, com mais saúde.
O biodiesel garante segurança energética e segurança alimentar.
Em 2020, a produção de biodiesel cresceu 8,7% em 2020, a capacidade autorizada anual de produção chegou a 11,2 bilhões de litros e o faturamento do setor foi de R$ 26,2 bilhões.
Do volume comercializado de biodiesel no ano passado, 98,4% veio de usinas com Selo Biocombustível Social. Para atingir essa marca foram contratadas mais de 74 mil famílias.
Promulgada em 2017, o RenovaBio criou uma agenda positiva que induz eficiência e valoriza os investimentos em tecnologia limpa. O Crédito de Descarbonização faz parte do RenovaBio e é emitido por usinas que comprovam sustentabilidade em seu processo produtivo.
No ano passado, foram negociados 14,8 milhões de créditos de descarbonização. Este ano já foram disponibilizados mais de 16,5 milhões de CBIOs, o que representa evitar a emissão de 16,5 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
A importância do biodiesel para a matriz energética é uma evidência consolidada.
A APROBIO está comprometida em assegurar que o RenovaBio seja cumprido e as metas de descarbonização atingidas, conforme estabelecido em lei. Parabéns a toda essa cadeia de produção que torna possível, a cada dia, com empenho e dedicação - e muita qualidade - o sonho de um mundo melhor.
A APROBIO parabeniza toda essa cadeia de produção que torna possível, a cada dia, com empenho e dedicação, o sonho de um mundo melhor.
Mudanças climáticas: Cenários antes vistos como alarmistas já são tratados como conservadores por cientistas
Brasil e EUA articulam parceria para transição energética em meio à busca por reduzir dependência da China