HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
19 mai 2022 - 09:40
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Decreto cria mercado regulador de crédito de carbono no Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou nesta quarta-feira (18) a criação do mercado regulador de crédito de carbono no Brasil. 


O decreto, segundo ele, que deve ser publicado ainda nesta quarta, traz elementos inovadores e modernos, como o conceito de crédito de metano, e a possibilidade de registro de processos e atividades.


Ao participar da abertura do Congresso Mercado Global de Carbono, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o ministro enfatizou que esta regulação estava sendo aguardada há 12 anos e citou a parceria do ministro da Economia, Paulo Guedes na elaboração.


Leite destacou, ainda, que a maturidade do mercado de carbono nacional virá com a aprovação do projeto de lei que será amplamente debatido com a sociedade no Congresso Nacional, mas que não tem dúvidas de que o Brasil será o maior fornecedor mundial de créditos.


Nesta mesma linha, o presidente do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro, lançou, na abertura do evento, um fundo de investimentos destinado a projetos de créditos de carbono, acessível a todos os clientes, que tenham interesse em compensar suas emissões e obter remuneração.


O Congresso Mercado Global de Carbono é promovido pelo Banco do Brasil e pela Petrobras e vai até sexta-feira (20).


Os presidentes do Banco Central, Roberto Campos Neto, e da Petrobras, José Mauro Ferreira, também estavam na mesa de abertura.


Nos três dias do congresso serão apresentados 24 painéis e 120 casos de sucesso de empreendedores verdes, além de sessões plenárias.


Participam lideranças empresariais, políticas e ambientais do Brasil e de outros países, discutindo projetos, de fontes de energia renovável e o papel do hidrogênio verde em uma matriz energética limpa para o Brasil.


Fonte: Ministério do Meio Ambiente

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
05 jul 2022

Em Audiência Pública sobre a PEC 15/22, a APROBIO ressalta o impacto positivo na economia que as externalidades positivas do biodiesel geram

+
SAIBA MAIS
05 jul 2022

Congresso discute mercado brasileiro de bioenergia

+
SAIBA MAIS
30 jun 2022

ANP aprova a realização de consulta e audiência públicas para adoção de medida preventiva em relação a estoques de diesel A S-10

+
SAIBA MAIS
30 jun 2022

ANP fará consulta e audiência públicas sobre inclusão de operação para emissão de CBIOs

+
SAIBA MAIS
29 jun 2022

BSBIOS e Embrapa desenvolverão cereais de inverno para produção de etanol

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO