HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
28 abr 2022 - 20:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Cumprir a Agenda 2030 da ONU é possível? Entenda o ceticismo de especialistas

O segundo trimestre de 2022 já está em curso e o prazo para os líderes mundiais cumprirem a Agenda 2030 da Organizações das Nações Unidas fica cada vez mais apertado. Cravar se o mundo será capaz de cumprir as 169 metas estabelecidas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — ou ao menos parte deles — é exercício para futurologistas, mas o que muitos especialistas no mercado estão afirmando é que será improvável. Entre os céticos está Fabio Alperowitch, sócio-fundador da Fama investimentos que, em entrevista para à DINHEIRO, afirmou que “o cumprimento das metas já era um desafio no pré-guerra quando os sinais mostravam que seria difícil limitar o aquecimento global a 1,5?°C”. Passados mais de dois meses do início do conflito entre Rússia e Ucrânia, obedecer o prazo fica ainda mais complexo.


No início desta semana, porém, uma movimentação da Rede Brasil do Pacto Global trouxe um sopro de esperança aos mais otimistas. Em cerimônia com a presença de 250 CEOs de empresas de diversos segmentos na segunda-feira (25), a entidade lançou o movimento Ambição 2030. Trata-se de um chamado para que a iniciativa privada se engaje definitivamente no compromisso de avançar na agenda com ações em sete grandes frentes: Mente em Foco, Elas Lideram 2030, +Água, Salário Digno, Raça é Prioridade, Ambição Net Zero e Transparência 100%.


A proposta é uma revisitação dos ODS, mas dá um sentido maior de urgência ao funcionar como uma repactuação dos presidentes com o prazo estabelecido. Do total de presentes no evento, 150 empresas já haviam assinado compromissos públicos com as iniciativas do Pacto Global.


Carlo Pereira, diretor-executivo do Pacto Global, foi taxativo: “A mudança das estratégias empresariais é crucial e nós, como líderes empresariais, somos parte do problema, mas, juntos, somos também a solução”, afirmou.


É preciso reconhecer que diversas companhias globais e nacionais estão de fato comprometidas com o ESG. No meio do trigo, porém, há o joio. O greenwashing continua muito presente na ação e comunicação de empresas que usam a pauta socioambiental mais como ferramenta de marketing do que de transformação da sociedade.


O grande problema nestes casos é que a punição pela prática virá para o planeta que corre o eminente risco de um superaquecimento, e para todas as populações que sofrerão os efeitos colaterais que o fenômeno causará.


É para ajudar as empresas nessa desafiadora jornada que a Agenda 2030 e a Ambição 2030 servem, mas cada um precisa assumir sua responsabilidade e fazer o que lhe cabe neste latifúndio que é o planeta Terra.


Fonte: IstoÉ Dinheiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO