O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assina, neste domingo (3), durante a COP28, em Dubai, um decreto para substituir combustíveis fósseis, usados em parte da frota de seu governo, por biocombustíveis.
Por meio das redes sociais, o governador escreveu que a medida vai trocar 10 milhões de litros de combustíveis fósseis dos veículos leves.
“Isso significa 16,5 mil toneladas de CO2 evitados anualmente, o equivalente ao plantio de 2.700 hectares todos os anos”, escreve.
Com o objetivo de atingir a neutralidade carbônica até 2050, o governador ainda assinará um decreto que cria o Programa Capixaba de Carbono e Soluções Baseadas na Natureza. A ideia da proposta é orientar as ações voltadas para a emissão, validação, verificação, comercialização e registro dos créditos de carbono.
Casagrande ainda aproveitará a conferência do clima da ONU para lançar o Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de Gases do Efeito Estufa, que traz os resultados da análise do inventário de emissões existentes de GEE. O plano pode ajudar a definir as metas de redução de carbono do estado.
A conferência deste ano é marcada pela primeira etapa do Global Stocktake, uma ferramenta usada para medir a implementação, ou não, das metas estabelecidas pelos países durante o Acordo de Paris.
Fonte: CNN Brasil
RenovaBio e reformulação do Selo Biocombustível Social reforçam compromisso do MME com descarbonização e agricultura familiar
Ministro propõe parceria com Galp para impulsionar biocombustíveis brasileiros em Portugal
Workshop do MME discute metas para novos combustíveis sustentáveis no Brasil