HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
19 out 2020 - 08:30
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Conheça os impactos da indústria 4.0 no ramo da construção civil

A tecnologia está contribuindo cada vez mais e se tornando essencial para as pessoas – e principalmente para as empresas. Fato disso, é que desde 1780, já experimentamos 3 revoluções industriais. E agora, com o surgimento da indústria 4.0, já estamos nos direcionando para a quarta revolução da tecnologia.


Ainda mais com o mercado cada vez mais competitivo, a tecnologia chegou para que as empresas inovarem seus processos e implantassem novas soluções. E no ramo de construção civil não é diferente.


A tecnologia já proporcionou muitos benefícios ao setor, desde a otimização de diversos tipos de energia (como a energia eólica e a energia biodiesel) até a simplificação dos processos nos canteiros de obra.


Mas, afinal, quais são os impactos da indústria 4.0 em relação às obras e ao mercado da construção civil? Como o setor pode aproveitar essa evolução tecnológica da melhor maneira?


Pensando em responder essas perguntas, nós elaboramos este post para te mostrar qual é a ligação entre a indústria 4.0 e a Construção Civil.


Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?


Automatização
O mercado de construção civil ainda está dando os primeiros passos para a interação entre robôs e homem.


Ainda não é possível substituir equipes inteiras por máquinas construtivos. Porém, novos métodos estão fazendo com que as obras se tornem mais eficientes e produtivas.


Um exemplo de tecnologia de automação é a alvenaria estrutural, Wood Frame, paredes de concreto, Steel Frame, entre outros.


Com essas tecnologias, uma empresa de hidrojateamento de alta pressão consegue garantir um melhor direcionamento para fazer as suas decisões, além de obter um melhor controle dos processos.


Aumento da produtividade
Outro impacto positivo com a entrada da indústria 4.0 no ramo de construção civil é o aumento da produtividade


Isso, pois, com a automatização, uma empresa consegue ter mais disponibilidade para controlar as atividades, seja ao delegar tarefas, monitorar as construções, comprar recursos de fornecedores (como catalisador para tinta), entre outros, promovendo assim mais resultados para o negócio.


Implementação de novos sistemas
A indústria 4.0 certamente vai revolucionar muitas tecnologias já existentes nas empresas de construção civil. Veja abaixo alguns exemplos de tecnologias:


Software BIM: é um sistema utilizado para visualizar todos os passos de uma construção 3D, como um novo projeto de reservatório de fibra de vidro, entre outros.
Sistema de gerenciamento de obras: também conhecido como ERP para gestão de obras, ele gerencia e armazena informações relevantes, reduzindo as chances de erros.
Soluções de impressão 3D: as impressoras 3D também não ficaram de fora da construção civil. Ela inova na criação de peças e componentes de forma otimizada.
Dispositivos têxteis: essa tecnologia diz respeito a sensores que podem ser aplicados aos uniformes dos profissionais, com o intuito de promover mais segurança.


Fonte: Click Petróleo e Gás

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO