Começou nesta segunda-feira (23/01) a Conferência da Clean Fuels Alliance America (Aliança de Americana de Combustíveis Limpos) em Tampa, nos Estados Unidos. A primeira com essa identificação (antes era National Biodiesel Conference & Expo), mas realizada pela vigésima vez, a Clean Fuels é um dos maiores eventos sobre biocombustíveis do mundo. Associada da entidade e um dos principais patrocinadores do evento, a BSBIOS está levando para a conferência clientes distribuidores de combustíveis.
"Desde o final dos leilões, intensificamos um trabalho com os distribuidores para destacar o valor agregado do nosso produto", explicou Erasmo Carlos Battistella, CEO da empresa. "É importante que eles vejam aqui nesta conferência a mobilização em nível internacional do setor para construir um futuro sustentável com biocombustíveis".
Setor unido com um só
O tema da conferência deste ano é “Unidos como um só”. "Estamos mais unidos agora do que nunca, todos trabalhando para um amanhã mais limpo e isso significa grandes oportunidades para combustíveis limpos, para o meio ambiente, para empregos e para a segurança energética", destacou Donnel Rehagen, CEO da Clean Fuels Alliance America.
A entidade representa a defesa das questões que envolvem biodiesel, diesel renovável e combustível de aviação sustentável, promovendo os interesses de seus membros, apoiando o crescimento sustentável da indústria de biodiesel, diesel renovável e combustível de aviação sustentável. A Clean Fuels desenvolve programas técnicos, ambientais e de garantia de qualidade e atua como voz mais forte para o desenvolvimento de mercado.
“É um momento incrível para a indústria de biodiesel, diesel renovável e combustível de aviação sustentável, à medida que aceleramos em direção à nossa visão de 22,7 bilhões de litros até 2030 (hoje tem 11,3 bilhões de litros)”, disse Rehagen. “Com o crescimento da demanda, vemos um interesse mais amplo e crescente no sucesso da indústria”.
Na terça-feira (24/01), Battistella participa do painel “Um mundo, muitas metas: uma perspectiva global”, junto com Fred Ghatala (Diretor de Carbono e Sustentabilidade da Advanced Biofuels Canadá), Kent Swisher (CEO da North American Renderers Association) e moderação de J. Alan Weber (Sócio fundador - MARC-IV). Esta sessão abordará os destaques das políticas mundiais em que os biocombustíveis têm grande destaque para cumprir a meta de carbono neutro.
A programação completa está disponível neste link: https://www.cleanfuelsconference.org/sessions/
Qualidade de exportação
Battistella vai destacar em sua palestra os pilares e objetivos do grupo, com destaque para o fato de ser a única empresa na América do Sul com tecnologia licenciada para produzir biocombustíveis avançados, com investimento na biorrefinaria no Paraguai, e com mais de 18 anos de experiência em produção de biodiesel, mercado em que é líder no Brasil. “Dentro de nossa estratégia de internacionalização, vamos mostrar ao mercado americano a qualidade do nosso produto e das nossas matérias-primas com as certificações aceitas nos Estados Unidos, o que habilitará a exportação do nosso produto”, destacou Battistella.
O presidente da BSBIOS vai reforçar a mensagem já tratada na edição passada de que a América do Sul deve definir marcos regulatórios comuns que assegurem o avanço dos investimentos em biocombustíveis e em pesquisas científicas e tecnológicas para que os países cumpram os compromissos de descarbonização assumidos no Acordo de Paris, aproveitando as capacidades de suas cadeias agropecuárias. O tema faz parte do Manifesto em Defesa dos Biocombustíveis assinado por associações sul-americanas representantes do setor.
Os organizadores do evento esperam atrair mais profissionais de sustentabilidade e governança social ambiental este ano, bem como representantes de novos mercados de combustíveis limpos, incluindo profissionais da indústria marítima, ferroviária e aérea.
Fonte: BSBIOS
Biocombustível de macaúba terá preço competitivo com do fóssil, diz diretor da Mubadala
Mercado de carbono é aprovado após acordos com agro, térmicas e distribuidoras
Na COP 29, Alckmin projeta Brasil como protagonista da nova economia global