HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
29 nov 2021 - 10:02
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

CNPE retoma debate sobre teor de biodiesel para 2022, que opõe agentes da cadeia produtiva

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) retoma nesta segunda (29/11) a definição do percentual de biodiesel a ser acrescido no diesel vendido ao consumidor final a partir de janeiro de 2022. A definição estava prevista para ocorrer na semana passada, mas houve um impasse em relação ao teor da mistura a ser adotado.


— A Resolução 16/2018 do CNPE determinou a adição de 13% de biodiesel a partir de março deste ano e de 14% a partir de março de 2022. Entretanto, durante quase todo o ano de 2021 o teor foi reduzido para 10%, por causa da elevação dos preços do biodiesel, que pressionou o valor final do diesel.


— A definição do percentual é urgente. Com o fim dos leilões da ANP em janeiro e a mudança no modelo de comercialização, produtores e distribuidoras precisam começar a firmar contratos de venda e compra do biocombustível para abastecer o país em janeiro e fevereiro, mas a demanda ainda é desconhecida.


— A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), que reivindicava prazo maior para o início do novo modelo de comercialização, manifestou preocupação e falou na possibilidade de um colapso no abastecimento do biocombustível.


— Diversos agentes da cadeia dos combustíveis defendem que a mistura obrigatória continue no B10. Alegando problemas de qualidade no biodiesel, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) pede a manutenção do teor de 10% de biodiesel. Mesma agenda da Anfavea (montadoras), Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e Fecombustíveis (revenda).


— Já os produtores defendem a qualidade do produto e temem uma quebra no setor caso o mandato retroceda e diesel renovável e biodiesel importado entrem na disputa pelo mercado, como querem os outros agentes.


Fonte: epbr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 jan 2022

BSBIOS Paraguay assina memorando de entendimento com a Copetrol para investimento no projeto Omega Green

+
SAIBA MAIS
26 jan 2022

Quando o crédito de carbono cai na sua conta

+
SAIBA MAIS
24 jan 2022

Líder em biodiesel, BSBios congela investimentos com retorno ao B10

+
SAIBA MAIS
24 jan 2022

A negociação de créditos de carbono dispara – e o Brasil tem muito a ganhar com a retomada

+
SAIBA MAIS
20 jan 2022

Biodiesel: Produtores contestam cálculo do MME sobre economia com B10

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO