HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONTATO
NOTÍCIA
19 nov 2020 - 08:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Chefe da ONU pede mais rapidez para alcançar neutralidade de carbono até 2050

Um crescente número de governos e empresas está se comprometendo a atingir a neutralidade de carbono até 2050, mas o mundo ainda está muito aquém dessa meta. A declaração é do secretário-geral da ONU, António Guterres. 


O chefe da ONU falou por mensagem de vídeo na abertura dos Diálogos Race To Zero, ou Corrida ao Zero, uma campanha que mobiliza o apoio de empresas, cidades, regiões e investidores.  


Compromisso 
Guterres relatou que, até agora, a União Europeia, o Japão a Coreia do Sul e mais 110 outros países se juntaram à iniciativa. A China deve aderir até 2060, segundo ele. 


O secretário-geral explica que “isso significa que 50% do Produto Interno Bruto, PIB, mundial e metade das emissões globais de dióxido de carbono estão cobertos por um compromisso.” Além disso, o número de adesões de empresas mais que dobrou no ano passado, chegando a mais de 1,1 mil.  


Mesmo assim, o mundo “ainda está longe de onde precisa estar.” 


Guterres disse que o objetivo é limitar o aumento da temperatura em 1,5º C acima dos níveis pré-industriais. E, hoje, o mundo ainda está caminhando para um aumento de pelo menos 3º C. 


Iniciativa 
Os diálogos Corrida ao Zero fazem parte da preparação para o aniversário de cinco anos do Acordo de Paris, em 12 de dezembro de 2020, e da Cúpula da Ambição do Clima, que será realizada nesse dia. 


Os eventos serão realizados na internet, e em vários fusos horários, durante os próximos 10 dias. Mais de 100 diálogos virtuais estão programados. 


As sessões cobrem os principais temas, como transporte, saúde, energia, indústria, oceanos e água e sistemas alimentares. 


O chefe da ONU apelou aos participantes que trabalhem com seus parceiros para “promover, desenvolver e implementar planos de descarbonização confiáveis.” 


António Guterres disse ainda que os diálogos são um exemplo da colaboração necessária, mas avisou que, embora o mundo “esteja na direção certa, é preciso mais velocidade.” 


Segundo ele, “a janela de oportunidade está se fechando”.


Fonte: ONU News

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 nov 2020

O futuro do setor de biodiesel

+
SAIBA MAIS
27 nov 2020

Pesquisa aponta que uso de biodiesel reduz os depósitos no sistema de injeção

+
SAIBA MAIS
27 nov 2020

UE se prepara para retomar negociações sobre novas metas climáticas para 2030

+
SAIBA MAIS
24 nov 2020

Projeto BioVida utiliza resíduo da produção de biodiesel para aumentar a produtividade das lavouras

+
SAIBA MAIS
23 nov 2020

Países devem acelerar ações para limitar o aquecimento a 1,5°C

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO