HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
16 ago 2023 - 20:53
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Caramuru começa a ofertar etanol de soja em Sorriso

A Caramuru Alimentos S.A., uma das maiores processadoras de grãos e produtoras de biodiesel do Brasil, informou nesta quarta-feira que começou a comercializar etanol hidratado de soja produzido em seu complexo industrial de Sorriso (MT).


A companhia é uma das primeiras no Brasil e no mundo a produzir em escala comercial etanol a partir do melaço de soja, matéria-prima resultante do processamento da oleaginosa, disse a Caramuru em nota. No Brasil, o biocombustível normalmente é produzido a partir de cana-de-açúcar ou milho.


"Essa nova atividade confirma o nosso espírito de sempre buscar soluções novas dentro do setor, ampliando a nossa atuação e ocupando espaços relevantes dentro do agronegócio", afirmou o diretor-presidente da Caramuru, Júlio Costa.


A unidade industrial instalada em Sorriso, grande polo de produção de grãos do Brasil, tem capacidade anual de produzir 9,5 milhões de litros de etanol hidratado. Do total, um volume de 72% será comercializado no mercado interno brasileiro e o restante consumido na planta como insumo.


O uso do etanol de soja na própria unidade deverá reduzir custos da Caramuru, uma vez que o setor precisa do produto para utilizá-lo como solvente no processo de produção de proteína concentrada de soja.


Com isso, a Caramuru afirma que todo o potencial dessa matéria-prima é reaproveitado com alta eficiência energética, minimizando os impactos ambientais e maximizando o potencial da economia circular.


Na unidade de Sorriso, a empresa já produz farelo de soja, óleo, lecitina, além dos concentrados de soja.


O projeto do etanol de soja foi financiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.


O etanol hidratado, além de ser usado como combustível para veículos, pode ser também matéria-prima industrial, largamente utilizado na fabricação de perfumes, materiais de limpeza, solventes e tintas.


A brasileira Caramuru é a sexta maior empresa do país em processamento de soja (com capacidade anual de 2 milhões de toneladas), a segunda maior em processamento de milho (capacidade de 470.000 toneladas/ano), sendo também uma das maiores do setor de biodiesel, com capacidade de refinar 230 mil toneladas de óleos de soja, milho, girassol e canola e produção superior a 550 milhões de litros por ano.


A companhia tem presença no mercado de processamento de soja, milho e girassol nos Estados de Goiás, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Pará e Amapá.


Fonte: Notícias Agrícolas | Reuters

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 abr 2024

Governo quer alíquota menor ao biocombustível na tributária

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO